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Tipo: Capítulo de Livro
Título : Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação
Autor : Lima, Tereza Cristina Batista de
Palabras clave : Educação;Expansão da plataforma de informação;Conhecimento
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Editora UFC
Citación : LIMA, Tereza Cristina Batista de. Novas tecnologias: a sociedade do conhecimento e as novas formas de pensar a educação. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 487-498
Resumen en portugués brasileño: A transformação da sociedade que o nosso tempo exi­ge revela-se inseparável da auto-superação da razão. (Castoriadis, citado por Morin em Ciência com Consciência). As transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades sociais suscitam uma série de transformações nos sistemas educacionais. Nesse contexto, a expansão da plata­forma de informação, outrora escassa e de difícil acesso, nos remete ao desafio de selecionar essa informação, interpretá­-la,classificá-la e usá-la na geração de conhecimento. O conhecimento coloca-se, portanto, como o eixo para o qual devem convergir nossas atenções. Mas o que é conhecimento? Quais as condições necessárias para gerá-lo? Sartre, parafraseado por Haguette (1995) postula que somos condenados a conhecer, não podemos escapar à nossa maneira de ser. A sede de conhecer nos leva,dessa forma, a pensar sobre nós mesmos, a natureza que nos cerca e a nossa relação com ela. Segundo Habermas, citado por Haguette (1995}, três interesses fundamentais sintetizam as razões que levam o homem a pensar: Interesse tecnológico- ligado à sobrevivência do ho­mem e ao atendimento de suas necessidades imediatas seja no que se refere ao trabalho ou à vida individual; Interesse comunicativo -liga-se à necessidade huma­na de se comunicar com os outros. A comunicação leva o homem a querer conhecer a si mesmo e aos outros; Interesse emancipatório- refere-se à utopia,à busca de uma tecnologia e uma comunicação verdadeiramente humana,na escolha de valores. Os filósofos postulam que a filosofia proporciona esse conhecimento emancipatório,que leva à aprendizagem das verdadei­ras idéias (HABERMAS apud HAGUETTE, 1995).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46673
ISBN : 85 7282 188 0
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

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