Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46671
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Profissionalização para docência no ensino superior. |
Autor(es): | Barreira, Sofia de Evaristo Menescal |
Palavras-chave: | Docência no ensino superior;Desafios educacionais no século XXI;Libâneo(2003) |
Data do documento: | 2005 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora UFC |
Citação: | BARREIRA, Sofia de Evaristo Menescal. Profissionalização para docência no ensino superior. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 455-476. |
Resumo: | Diante de antigos e novos desafios educacionais que o século XXI sinaliza, de melhor qualidade no que o aluno aprende e apreende, de tornar esta aprendizagem significativa e capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico atrelado à inclusão social, que viabilize uma cidadania verdadeiramente emancipada, entre muitos outros, cabe refletir profundamente sobre entraves que têm sido identificados na dinâmica dos sistemas de ensino, dentre os quais destaca-se a problemática pertinente à docência no ensino superior, a ser estabelecida e assumida como profissão. [...] Vivemos um contexto mundial no qual os "impactos e perspectivas da revolução tecnológica, da globalização e do neoliberalismo no campo da educação" (LIBÂNEO,2003, p.109) induzem ao crescimento da procura por formação com nível de qualidade cada vez mais elevado, nos remetendo ao questionamento de sabermos se estamos correspondendo às expectativas de desenvolvimento e inserção social, preocupação esta posta para os próprios formadores da educação básica, sem a qual não se chega ao ensino superior. Semelhante preocupação expressa Barreira que, apesar de muito valorizar e ressaltar a importância dos incrementos que a sociedade da informação e do conhecimento1 geram para a melhoria da qualidade de vida,destaca reflexos vivenciados em decorrência deste modelo de sociedade: O paradigma marcante do mundo de hoje baseia-se na velocidade e qualidade da informação e no pleno domínio do conhecimento. É a era em que o conhecimento é o capital mais valioso. [...] Infelizmente, o avanço científico e tecnológico recente,propulsor da sociedade do conhecimento, não tem sido capaz de reverter os crescentes resultados que apontam o aprofundamento do conhecimento de poucas pessoas e o aumento da ignorância da maioria da população. (1999,p.23) [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46671 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_sembarreira.pdf | 4,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.