Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarreira, Sofia de Evaristo Menescal-
dc.date.accessioned2019-10-10T14:46:28Z-
dc.date.available2019-10-10T14:46:28Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBARREIRA, Sofia de Evaristo Menescal. Profissionalização para docência no ensino superior. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 455-476.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46671-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectDocência no ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesafios educacionais no século XXIpt_BR
dc.subjectLibâneo(2003)pt_BR
dc.titleProfissionalização para docência no ensino superior.pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante de antigos e novos desafios educacionais que o século XXI sinaliza, de melhor qualidade no que o aluno aprende e apreende, de tornar esta aprendizagem significa­tiva e capaz de contribuir para o desenvolvimento econô­mico atrelado à inclusão social, que viabilize uma cidadania verdadeiramente emancipada, entre muitos outros, cabe refletir profundamente sobre entraves que têm sido identi­ficados na dinâmica dos sistemas de ensino, dentre os quais destaca-se a problemática pertinente à docência no ensino superior, a ser estabelecida e assumida como profissão. [...] Vivemos um contexto mundial no qual os "impactos e perspectivas da revolução tecnológica, da globalização e do neoliberalismo no campo da educação" (LIBÂNEO,2003, p.109) induzem ao crescimento da procura por formação com nível de qualidade cada vez mais elevado, nos remetendo ao questionamento de sabermos se estamos correspondendo às expectativas de desenvolvimento e inserção social, preocu­pação esta posta para os próprios formadores da educação básica, sem a qual não se chega ao ensino superior. Seme­lhante preocupação expressa Barreira que, apesar de muito valorizar e ressaltar a importância dos incrementos que a sociedade da informação e do conhecimento1 geram para a melhoria da qualidade de vida,destaca reflexos vivenciados em decorrência deste modelo de sociedade: O paradigma marcante do mundo de hoje baseia-se na velocidade e qualidade da informação e no pleno do­mínio do conhecimento. É a era em que o conheci­mento é o capital mais valioso. [...] Infelizmente, o avanço científico e tecnológico recen­te,propulsor da sociedade do conhecimento, não tem sido capaz de reverter os crescentes resultados que apontam o aprofundamento do conhecimento de pou­cas pessoas e o aumento da ignorância da maioria da população. (1999,p.23) [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_sembarreira.pdf4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.