Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Maria José Camelo | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T16:08:52Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T16:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Maria José Camelo. Docência como base da Pedagogia ou Pedagogia como base da docência? Por uma inversão de lógica. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 366-386. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46551 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Docência como base da Pedagogia ou Pedagogia como base da docência? Por uma inversão de lógica | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Educação,pedagogia e docência,embora sendo conceitos que guardam estreita relação entre si, diferenciam-se pela especificidade que cada um encerra. Entender, pois, como se relacionam e a especificidade de cada um destes conceitos é nossa primeira tarefa neste trabalho que busca esclarecer os nexos e contradições da política educacional brasileira expressa na LDB 9394/96 que cria a figura dos Institutos Superiores de Educação para dar conta da tarefa de formar os profissionais da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, e que recentemente, através Projeto de Resolução do CNE-CP que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia,define a docência como o conceito basilar da formação do pedagogo. Quanto a esta proposição, discordamos e defendemos uma inversão dessa lógica, qual seja,que a pedagogia seja à base da formação dos docentes. Como ponto de partida para iniciar esta reflexão, re metemos-nos ao princípio de que a educação tem um objeto definido que se constitui das conquistas humanas materializadas em saberes, conhecimentos, métodos, técnicas, o que torna possível a sua entificação e de que a pedagogia é uma ciência que tem por objeto de estudo a educação. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_mjcmaciel.pdf | 4,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.