Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46488
Tipo: TCC
Título: Contribuições das tecnologias da informação e comunicação (tics) na gestão da biblioteca universitária: estudo de caso da biblioteca da UNICHRISTUS
Autor(es): Lima, Ana Renata de Souza
Orientador: Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Gestão de Biblioteca;Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);Biblioteca Universitária
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Ana Renata de Souza. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação (tics) na gestão da biblioteca universitária: estudo de caso da biblioteca da UNICHRISTUS. 2019. 74f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na gestão de uma biblioteca universitária. Apresenta-se o marco conceitual das TICs e sua participação na gestão das bibliotecas universitárias a fim de identificar as competências técnicas necessárias ao bibliotecário. A pesquisa foi embasada numa abordagem qualitativa para a realização de um estudo de caso. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e observação. A entrevista foi aplicada a quatro bibliotecárias que atuam na gestão da Unichristus. Os resultados obtidos apontam para uma valorização das TICs no processo de gestão, principalmente na oferta de produtos e serviços. Aponta também que é necessário aos gestores desenvolver competências tecnológicas que favoreçam à gestão nas unidades de informação.
Resumen: Este trabajo tiene como finalidad hacer un análisis de las contribuciones de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs) en la gestión de una biblioteca universitaria. En ello se presenta el marco conceptual de las TICs y su participación en la gestión de las bibliotecas universitarias a fin de identificar las competencias técnicas que se hacen necesarias al bibliotecario. La investigación se basó en un abordaje cualitativo para la realización de un estudio de caso. Para la recoleta de los datos, se utilizó una entrevista semiestructurada y la observación. La entrevista se aplicó con cuatro bibliotecarias que actúan en la gestión de la Unichristus. Los resultados obtenidos apuntan para una valoración de las TICs en el proceso de gestión, principalmente en la oferta de productos y servicios. Señala también que es necesario que los gestores desarrollen competencias tecnológicas que favorezcan a la gestión en las unidades de la información.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46488
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_arslima.pdf986,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.