Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque-
dc.contributor.authorLima, Ana Renata de Souza-
dc.date.accessioned2019-10-04T10:56:29Z-
dc.date.available2019-10-04T10:56:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Renata de Souza. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação (tics) na gestão da biblioteca universitária: estudo de caso da biblioteca da UNICHRISTUS. 2019. 74f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46488-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de Bibliotecapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.titleContribuições das tecnologias da informação e comunicação (tics) na gestão da biblioteca universitária: estudo de caso da biblioteca da UNICHRISTUSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como finalidade analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na gestão de uma biblioteca universitária. Apresenta-se o marco conceitual das TICs e sua participação na gestão das bibliotecas universitárias a fim de identificar as competências técnicas necessárias ao bibliotecário. A pesquisa foi embasada numa abordagem qualitativa para a realização de um estudo de caso. Para a coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e observação. A entrevista foi aplicada a quatro bibliotecárias que atuam na gestão da Unichristus. Os resultados obtidos apontam para uma valorização das TICs no processo de gestão, principalmente na oferta de produtos e serviços. Aponta também que é necessário aos gestores desenvolver competências tecnológicas que favoreçam à gestão nas unidades de informação.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como finalidad hacer un análisis de las contribuciones de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TICs) en la gestión de una biblioteca universitaria. En ello se presenta el marco conceptual de las TICs y su participación en la gestión de las bibliotecas universitarias a fin de identificar las competencias técnicas que se hacen necesarias al bibliotecario. La investigación se basó en un abordaje cualitativo para la realización de un estudio de caso. Para la recoleta de los datos, se utilizó una entrevista semiestructurada y la observación. La entrevista se aplicó con cuatro bibliotecarias que actúan en la gestión de la Unichristus. Los resultados obtenidos apuntan para una valoración de las TICs en el proceso de gestión, principalmente en la oferta de productos y servicios. Señala también que es necesario que los gestores desarrollen competencias tecnológicas que favorezcan a la gestión en las unidades de la información.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_arslima.pdf986,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.