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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral
Título em inglês: Compliance with Arouca’s Law in Teaching Pharmacology at the UFC Medical School, Sobral
Autor(es): Souza, Marcelo Marques Simoes de
Palavras-chave: Alternativas ao Uso de Animais;Bioética;Ensino;Farmacologia;Educação Médica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Educação Médica
Citação: SOUZA, M. M. S.
Resumo: De acordo com a Lei Arouca (Lei n° 11.794 – 2008), que estabelece critérios para “a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional”, tem-se que, “sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais”. O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um software (Pharmasoftware®) como método alternativo de ensino em Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Para a certificação, foram utilizados dois grupos de alunos, um em aula prática convencional e outro com o Pharmasoftware®. A análise dos resultados revelou que ambas as atividades foram igualmente eficazes em auxiliar na consolidação do tema Vias de Administração dos Fármacos, evidenciando, assim, o Pharmasoftware® como uma ferramenta capaz de auxiliar no ensino da Farmacologia e, ainda, de fomentar a implantação de outros métodos alternativos de ensino de Farmacologia nas Instituições de Ensino Superior.
Abstract: The Brazilian Law on scientific and teaching use of animals, Arouca’s Law (n° 11.794 – 2008), clearly states that animals should not be used if an alternative method is available. The aim of this study was to describe the development of a software (Pharmasoftware®) as an alternative method of teaching in pharmacology at a Medical School (Federal University of Ceara, Campus Sobral). To support the development and validation of the Pharmasoftware® as an alternative method, students were allocated into two groups: one attending a conventional practical class and the other employing Pharmasoftware®. The results showed that two activities were equally effective in improving the students’ knowledge of drug administration. Pharmasoftware® may therefore represent a tool capable of supporting pharmacology teaching and it also fostering the establishment of alternative methods for teaching Pharmacology in the undergraduate courses.
Descrição: SOUZA, M. M. S. Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral. 2016. Artigo (Revista Brasileira de Educação Médica), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46471
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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