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dc.contributor.authorSouza, Marcelo Marques Simoes de-
dc.date.accessioned2019-10-03T17:05:51Z-
dc.date.available2019-10-03T17:05:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, M. M. S.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46471-
dc.descriptionSOUZA, M. M. S. Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral. 2016. Artigo (Revista Brasileira de Educação Médica), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Law on scientific and teaching use of animals, Arouca’s Law (n° 11.794 – 2008), clearly states that animals should not be used if an alternative method is available. The aim of this study was to describe the development of a software (Pharmasoftware®) as an alternative method of teaching in pharmacology at a Medical School (Federal University of Ceara, Campus Sobral). To support the development and validation of the Pharmasoftware® as an alternative method, students were allocated into two groups: one attending a conventional practical class and the other employing Pharmasoftware®. The results showed that two activities were equally effective in improving the students’ knowledge of drug administration. Pharmasoftware® may therefore represent a tool capable of supporting pharmacology teaching and it also fostering the establishment of alternative methods for teaching Pharmacology in the undergraduate courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlternativas ao Uso de Animaispt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFarmacologiapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleAtendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDe acordo com a Lei Arouca (Lei n° 11.794 – 2008), que estabelece critérios para “a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional”, tem-se que, “sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reprodução para ilustração de práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais”. O objetivo deste estudo foi relatar o desenvolvimento de um software (Pharmasoftware®) como método alternativo de ensino em Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Para a certificação, foram utilizados dois grupos de alunos, um em aula prática convencional e outro com o Pharmasoftware®. A análise dos resultados revelou que ambas as atividades foram igualmente eficazes em auxiliar na consolidação do tema Vias de Administração dos Fármacos, evidenciando, assim, o Pharmasoftware® como uma ferramenta capaz de auxiliar no ensino da Farmacologia e, ainda, de fomentar a implantação de outros métodos alternativos de ensino de Farmacologia nas Instituições de Ensino Superior.pt_BR
dc.title.enCompliance with Arouca’s Law in Teaching Pharmacology at the UFC Medical School, Sobralpt_BR
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2016_art_mmssouza.pdfSOUZA, M. M. S. Atendimento à Lei Arouca no Ensino de Farmacologia no Curso de Medicina, UFC, Sobral. 2016. Artigo (Revista Brasileira de Educação Médica),2016.173,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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