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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Veríssimo, Elídia Clara Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T12:23:53Z | - |
dc.date.available | 2019-09-30T12:23:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | VERÍSSIMO, Elídia Clara Aguiar. A construção da identidade docente no Curso de Música da UECE. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 160-169. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46266 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial do licenciado em Música | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade docente no Curso de Música da UECE | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confinaram. O currículo é lugar,espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto,discurso,documento. O currículo é documento de identidade. Tomaz Tadeu da Silva (2004, p.150). O foco desta discussão curricular é o descompasso entre a formação inicial do licenciado em música e a sua futura atuação no mercado de trabalho, ou como professor de música ou como profissional músico que extrapola o ofício pedagógico. Questiona-se a preparação que os cursos de licenciatura estão proporcionando aos futuros professores de música. A construção do projeto pedagógico para a área de música precisa ser repensada e as reflexões sobre o conhecimento curricular específico precisam ser levadas em consideração, para o ajuste do vínculo entre o currículo e a área de atuação em diferentes contextos educacionais, ideológicos e sócio-culturais, da sociedade como um todo. Faz-se urgente o estabelecimento de um currículo mais abrangente,para inserir no mercado de trabalho o professor de música egresso de uma licenciatura, com uma bagagem de conhecimentos musicais compatíveis com o seu ofício pedagógico. É preciso propor o redimensionamento da formação inicial de professores de música. Esta deve ter vínculo direto com a atuação profissional. Precisam ser revistas também as concepções referentes ao papel do professor como sujeito, como ser reflexivo que reexamina sua prática continuamente e constrói suas ações de ensino. Como mobiIizador de saberes e formador de opinião, o professor deve construir também suas próprias concepções de ensino, o que implica em construir sua identidade de educador,comprometido não apenas com a reprodução ou repasse de conteúdos,mas com o investimento em uma base pedagógica mais sólida, desde sua formação inicial. Isso não quer dizer que o estudante de um curso superior de música deva prescindir de um repertório de conhecimentos profissionais indispensáveis ao exercício da educação musical. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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