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dc.contributor.authorVeríssimo, Elídia Clara Aguiar-
dc.date.accessioned2019-09-30T12:23:53Z-
dc.date.available2019-09-30T12:23:53Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationVERÍSSIMO, Elídia Clara Aguiar. A construção da identidade docente no Curso de Música da UECE. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 160-169.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46266-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectFormação inicial do licenciado em Músicapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA construção da identidade docente no Curso de Música da UECEpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confina­ram. O currículo é lugar,espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identida­de. O currículo é texto,discurso,documento. O currí­culo é documento de identidade. Tomaz Tadeu da Silva (2004, p.150). O foco desta discussão curricular é o descompasso entre a formação inicial do licenciado em música e a sua futura atuação no mercado de trabalho, ou como professor de música ou como profissional músico que extrapola o ofício pedagógico. Questiona-se a preparação que os cur­sos de licenciatura estão proporcionando aos futuros pro­fessores de música. A construção do projeto pedagógico para a área de música precisa ser repensada e as reflexões sobre o conhecimento curricular específico precisam ser levadas em consideração, para o ajuste do vínculo entre o currículo e a área de atuação em diferentes contextos edu­cacionais, ideológicos e sócio-culturais, da sociedade como um todo. Faz-se urgente o estabelecimento de um currículo mais abrangente,para inserir no mercado de trabalho o pro­fessor de música egresso de uma licenciatura, com uma bagagem de conhecimentos musicais compatíveis com o seu ofício pedagógico. É preciso propor o redimensionamento da formação inicial de professores de música. Esta deve ter vínculo dire­to com a atuação profissional. Precisam ser revistas tam­bém as concepções referentes ao papel do professor como sujeito, como ser reflexivo que reexamina sua prática con­tinuamente e constrói suas ações de ensino. Como mobiIizador de saberes e formador de opinião, o professor deve construir também suas próprias concepções de ensi­no, o que implica em construir sua identidade de educa­dor,comprometido não apenas com a reprodução ou repasse de conteúdos,mas com o investimento em uma base peda­gógica mais sólida, desde sua formação inicial. Isso não quer dizer que o estudante de um curso superior de música deva prescindir de um repertório de conhecimentos profis­sionais indispensáveis ao exercício da educação musical. [...]pt_BR
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