Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46261
Tipo: | TCC |
Título: | Plataforma Nise: o design como ferramenta de auxílio à depressão feminina nas universidades |
Autor(es): | Cunha, Isabelle Medeiros da |
Orientador: | Barros, Camila Bezerra Furtado |
Palavras-chave: | Inovação social;Design de interface;Depressão;Gênero;Universidade |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | CUNHA, I.M. Plataforma Nise: o design como ferramenta de auxílio à depressão feminina nas universidades. 2018. 132 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | O objetivo deste projeto é entender a relação entre depressão e gênero, e como o design pode atuar direta e positivamente, através da inovação social, em questões relacionadas à saúde mental dentro da universidade. Iniciamos nossos estudos através da conceituação da depressão e seu impacto em todo o mundo, a fim de entender como a doença afeta os espaços da universidade, prestando atenção, como resultado, à Universidade Federal do Ceará. Além disso, o papel social das mulheres foi colocado no contexto, ao mesmo tempo em que examinava a relação entre gênero e depressão. Depois de estabelecer esta fundação, o papel social do design foi analisado em termos gerais, onde procuramos relacioná-lo ao conceito de inovação social. Posteriormente, foi realizada uma análise de projetos semelhantes, onde estudamos propostas de design em vários campos que tiveram impacto na saúde mental. Por fim, definimos as diretrizes projetuais usando a metodologia híbrida de Munari (2000) e Garrett (2011), onde conseguimos desenvolver um projeto que englobasse uma das necessidades da mulher universitária com depressão. Ao mesmo tempo, apresentamos o processo de projeto e a minha resposta a esta situação, através do uso de uma plataforma - um espaço seguro. No final, temos as imagens finais com a interface do site, projetadas para oferecer às alunas apoio em seu momento de necessidade. |
Abstract: | This paper’s aims is to understand the relationship between depression and gender, and how design can act directly and positively, through social innovation, in issues related to mental health within the university. We began our studies through the conceptualization of depression and its impact worldwide, in order to then understand how the disease affects university spaces, paying close attention, as a result, to the Federal University of Ceará. Furthermore, the social role of women was put into context whilst also examining the relationship between gender and depression. After establishing this foundation, the social role of design was analyzed in broad terms, where we sought to relate it to the concept of social innovation. Afterwards, an analysis of similar projects was carried out, where we looked at design projects in several fields which have had an impact on mental health. Finally, we defined the project guidelines using the hybrid methodology of Munari (2000) and Garrett (2011), where we managed to develop a project that encompassed one of the needs of university women with depression. At the same time, we present the design process and my response to this situation, through the use of a platform - a safe space. In the end, we have the final images with the website interface, designed to offer the students support in their moment of need. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46261 |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_imcunha.pdf | 8,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.