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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória |
Autor(es): | Leitinho, Meirecele Calíope Holanda, Patrícia Helena Carvalho Freitas, Francisco Emílio Campelo Moita, Aline Maria Loureiro Muniz |
Palavras-chave: | Educação;Avaliação do currículo;Metodologia da pesquisa |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; FREITAS, Francisco Emílio Campelo; MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz. Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 194-200. |
Resumo: | Nos últimos tempos vem ocorrendo no meio acadêmico uma ênfase na discussão sobre a necessidade de adoção de um maior rigor metodológico na condução das pesquisas. Apesar de todo esforço feito pelos pesquisadores ainda é comum observar-se nas Ciências da Educação críticas sobre metodologia empregada nas investigações, que, por via de consequência, vai afetar a qualidade da produção dos seus trabalhos científicos. No que diz respeito, a área de Avaliação Curricular a dificuldade encontrada pelos seus pesquisadores e avaliadores reside em construir uma autonomia metodológica em relação à área da avaliação educacional, no sentido de manter vínculos de integração e não de dependência. Nesse contexto, foi que decidimos pela elaboração deste livro que pretende contribuir para responder a seguinte questão: Quais os percursos avaliativos são mais adequados à área de avaliação curricular? Destarte, este livro tem por objetivo discutir as metodologias e técnicas de pesquisa adotadas nas pesquisas de avaliação curricular. Nos capítulos dos livros vamos observar a presença da pesquisa bibliográfica, uma vez que ela deve estar presente em qualquer estudo científico, seja para sua necessária fundamentação teórica, ou mesmo para justificar seus limites e para os próprios resultados. Isso deve-se ao fato, de que é por meio dessa pesquisa que o pesquisa faz contato direto com tudo o que foi publicado, dito, filmado ou de alguma outra forma registrado sobre determinado tema, inclusive através de conferências seguidas de debates. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258 |
ISBN: | 978-85-7282-437-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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