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dc.contributor.authorMendes, Bárbara Maria Macedo-
dc.date.accessioned2019-09-27T15:05:32Z-
dc.date.available2019-09-27T15:05:32Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMENDES, Bárbara Maria Macedo. Formação de professores numa perspectiva reflexiva: caminhos a desbravar. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 128-141.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46232-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectPerspectiva reflexivapt_BR
dc.titleFormação de professores numa perspectiva reflexiva: caminhos a desbravarpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta algumas reflexões so­bre a formação de professores numa perspectiva reflexiva. Nesse sentido, a formação inicial do professor pressupõe a tradução dos princípios ideológicos, psico-pedagógicos, po­lítico-sociais, culturais e educacionais de um currículo de formação de professores em normas de ação docente e dire­trizes educativas orientadoras das atividades da sala de aula e extra-sala de aula. Entretanto,a compreensão e a reflexão permanente das questões: o que é formar professores? que papel o professor formador de professores desempenha nas atividades de formação do professor? quais os referenciais teóricos que embasam sua ação docente,como professor for­mador? favorecem a solidez e a coerência do desenvolvi­mento do processo ensino-aprendizagem na formação do professor e a busca da unidade teoria/prática, objetivando uma ação docente, cuja orientação e suporte é a ação-refle­xão-reação-ação. Nesse contexto,a reflexão ilumina as ativi­dades formadoras dando sentido e significado ao saber fazer, sabendo explicar o que faz, pensando no que faz na medida que está atuando refletindo permanentemente antes, durante e após ação para realinhamento das decisões e ações subse­qüentes. Assim,a ação docente considera os novos disposi­tivos e práticas de formação que não se projetam na idéia de contemplação e de realização de atividades mecânicas, ritualista, repetitivas, sem crítica avaliativa, cujo interesse formativo se vincule na licença legalizada para o exercício do magistério. Portanto, formar professores na perspectiva reflexiva considera o homem como ser que pensa, sente e age, cuja cidadania transforma, liberta e transcende. A formação inicial do professor pressupõe a tradu­ção dos princípios ideológicos, psico-pedagógicos, políti­co-sociais, culturais e educacionais de um currículo de formação de professores em normas orientadoras da ação docente fazendo dessa ação uma prática consciente e críti­co-reflexiva. Portanto, as concepções do professor formador, relativas à educação, formação, escola, ao professor, ao ensino,à aprendizagem, são fundamentais como ponto de referência e como guia das ações docentes, principal­mente as da sala de aula. [...]pt_BR
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