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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendes, Bárbara Maria Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T15:05:32Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T15:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Bárbara Maria Macedo. Formação de professores numa perspectiva reflexiva: caminhos a desbravar. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 128-141. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46232 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ação docente | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva reflexiva | pt_BR |
dc.title | Formação de professores numa perspectiva reflexiva: caminhos a desbravar | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a formação de professores numa perspectiva reflexiva. Nesse sentido, a formação inicial do professor pressupõe a tradução dos princípios ideológicos, psico-pedagógicos, político-sociais, culturais e educacionais de um currículo de formação de professores em normas de ação docente e diretrizes educativas orientadoras das atividades da sala de aula e extra-sala de aula. Entretanto,a compreensão e a reflexão permanente das questões: o que é formar professores? que papel o professor formador de professores desempenha nas atividades de formação do professor? quais os referenciais teóricos que embasam sua ação docente,como professor formador? favorecem a solidez e a coerência do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na formação do professor e a busca da unidade teoria/prática, objetivando uma ação docente, cuja orientação e suporte é a ação-reflexão-reação-ação. Nesse contexto,a reflexão ilumina as atividades formadoras dando sentido e significado ao saber fazer, sabendo explicar o que faz, pensando no que faz na medida que está atuando refletindo permanentemente antes, durante e após ação para realinhamento das decisões e ações subseqüentes. Assim,a ação docente considera os novos dispositivos e práticas de formação que não se projetam na idéia de contemplação e de realização de atividades mecânicas, ritualista, repetitivas, sem crítica avaliativa, cujo interesse formativo se vincule na licença legalizada para o exercício do magistério. Portanto, formar professores na perspectiva reflexiva considera o homem como ser que pensa, sente e age, cuja cidadania transforma, liberta e transcende. A formação inicial do professor pressupõe a tradução dos princípios ideológicos, psico-pedagógicos, político-sociais, culturais e educacionais de um currículo de formação de professores em normas orientadoras da ação docente fazendo dessa ação uma prática consciente e crítico-reflexiva. Portanto, as concepções do professor formador, relativas à educação, formação, escola, ao professor, ao ensino,à aprendizagem, são fundamentais como ponto de referência e como guia das ações docentes, principalmente as da sala de aula. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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