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Tipo: Capítulo de Livro
Título: A universidade e seus saberes: uma reflexão sobre o projeto de formação docente para o século XXI no contexto da epistemologia da prática profissional
Autor(es): Carvalho, Antonia Dalva França
Palavras-chave: Universidade;Formação de professores;Reforma universitária
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: CARVALHO, Antonia Dalva França. A universidade e seus saberes: uma reflexão sobre o projeto de formação docente para o século XXI no contexto da epistemologia da prática profissional. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 91-110.
Resumo: Este artigo versa sobre a universidade, trazendo uma reflexão sobre seus atores e seus saberes diante das transfor­mações pelas quais passam a educação e a sociedade neste século XXI. Em princípio, faz um breve retrospecto sobre a universidade,em nível mundial, para olhar mais especifica­mente a estrutura de criação da universidade brasileira, cujos determinantes estruturais e conjunturais são brevemente lo­calizados para se compreender sua relação com a sociedade e, ao mesmo tempo,com o mercado de trabalho. Em segui­da aborda, sucintamente, o tecido da década de 90 em que é contextualizado a reforma do Estado e, por extensão, a Re­forma educacional em que se insere a educação superior e a idéia de universidade. Consecutivamente, reporta-se à con­juntura atual em que é pensada a própria reforma universitá­ria a ser concretizada pela Lei Orgânica da Educação Superior. Neste aspecto, discute os eixos centrais da referida reforma e alerta para os riscos de se mercantilizar a educação superior. Tais idéias estão condensadas no Tópico I, intitulado como "A universidade brasileira e sua condição atual: breves apon­tamentos". No Tópico II aborda sobre a "Formação de pro­fessores na universidade no contexto da epistemologia da prática docente" diante da conjuntura das reformas , sugerin­do não a reinvenção da universidade, mas sua adaptação às exigências da globalidade,em que a explosão epistemológica força uma reflexão sobre a epistemologia da prática profissi­onal dos docentes no interior desta instituição. Com base nesta lógica passa a discorrer sobre a formação do professor no circuito universitário, refletindo sobre os saberes docen­tes, sua natureza e seu desenvolvimento. Além disso, aponta a relevância de se tomar como ponto central a epistemologia da prática docente para se compreender as praticas efetiva­das na universidade e a relação que estas estabelecem com a sociedade e o mercado de trabalho ou o sistema econômico, sob o enfoque da emancipação individual, no seu exercício de inclusão social. Para finalizar retoma alguns pontos da reforma universitária,advertindo para o risco que as propos­tas do governo significam para a sociedade, na medida em que conceitua a universidade como organização social. Nes­te sentido, estabelece uma relação entre a formação de pro­fessores no contexto da epistemologia da prática, alertando para que a essência da universidade, enquanto catalisadora do saber cultural,seja integrante de sua função formadora. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46230
ISBN: 85 7282 188 0
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