Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46230
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A universidade e seus saberes: uma reflexão sobre o projeto de formação docente para o século XXI no contexto da epistemologia da prática profissional |
Autor(es): | Carvalho, Antonia Dalva França |
Palavras-chave: | Universidade;Formação de professores;Reforma universitária |
Data do documento: | 2005 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora UFC |
Citação: | CARVALHO, Antonia Dalva França. A universidade e seus saberes: uma reflexão sobre o projeto de formação docente para o século XXI no contexto da epistemologia da prática profissional. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 91-110. |
Resumo: | Este artigo versa sobre a universidade, trazendo uma reflexão sobre seus atores e seus saberes diante das transformações pelas quais passam a educação e a sociedade neste século XXI. Em princípio, faz um breve retrospecto sobre a universidade,em nível mundial, para olhar mais especificamente a estrutura de criação da universidade brasileira, cujos determinantes estruturais e conjunturais são brevemente localizados para se compreender sua relação com a sociedade e, ao mesmo tempo,com o mercado de trabalho. Em seguida aborda, sucintamente, o tecido da década de 90 em que é contextualizado a reforma do Estado e, por extensão, a Reforma educacional em que se insere a educação superior e a idéia de universidade. Consecutivamente, reporta-se à conjuntura atual em que é pensada a própria reforma universitária a ser concretizada pela Lei Orgânica da Educação Superior. Neste aspecto, discute os eixos centrais da referida reforma e alerta para os riscos de se mercantilizar a educação superior. Tais idéias estão condensadas no Tópico I, intitulado como "A universidade brasileira e sua condição atual: breves apontamentos". No Tópico II aborda sobre a "Formação de professores na universidade no contexto da epistemologia da prática docente" diante da conjuntura das reformas , sugerindo não a reinvenção da universidade, mas sua adaptação às exigências da globalidade,em que a explosão epistemológica força uma reflexão sobre a epistemologia da prática profissional dos docentes no interior desta instituição. Com base nesta lógica passa a discorrer sobre a formação do professor no circuito universitário, refletindo sobre os saberes docentes, sua natureza e seu desenvolvimento. Além disso, aponta a relevância de se tomar como ponto central a epistemologia da prática docente para se compreender as praticas efetivadas na universidade e a relação que estas estabelecem com a sociedade e o mercado de trabalho ou o sistema econômico, sob o enfoque da emancipação individual, no seu exercício de inclusão social. Para finalizar retoma alguns pontos da reforma universitária,advertindo para o risco que as propostas do governo significam para a sociedade, na medida em que conceitua a universidade como organização social. Neste sentido, estabelece uma relação entre a formação de professores no contexto da epistemologia da prática, alertando para que a essência da universidade, enquanto catalisadora do saber cultural,seja integrante de sua função formadora. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46230 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_adfcarvalho.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.