Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46174
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Televisão e sociedade: uma discussão curricular |
Authors: | Souza, Ana Carmita Bezerra de Albuquerque, Luiz Botelho de |
Keywords: | Mídia televisiva;Currículo cultural;Diversidade da televisão brasileira |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Editora UFC |
Citation: | SOUZA, Ana Carmita Bezerra de; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho de. Televisão e sociedade: uma discussão curricular. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 57-73. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo se dispõe a discutir algumas das implicações sociais,culturais e conseqüentemente educativas da mídia televisiva, que opera como um currículo cultural, de alcance socialmente imensurável. Este é um currículo multidimensional, merecedor de análise crítica, devido a grande atenção que a sociedade lhe vem dando. Iniciamos a discussão com uma viagem ao conceito e, historicamente falando, aos sentidos de currículo, e faremos também uma reflexão sobre cenas de um currículo midiático na atualidade. Em uma segunda cena discutiremos aspectos mercadológicos e educativos,e os conflitos entre o real e o irreal existente na mídia televisiva; a seguir trataremos da diversidade da televisão brasileira, refletindo estes conteúdos como um currículo social, construtor de identidades e subjetividades diversas, que ao mesmo tempo em que educa deseduca. Estas discussões serão feitas com o aporte teórico de diversos autores que se ocupam da mídia televisiva da atualidade. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46174 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_acbsouza.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.