Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
Type: Livro
Title: Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
Authors: Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Keywords: Avaliação curricular;Educação;Docente
Issue Date: 2011
Publisher: Edições UFC
Citation: LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. 207p.
Abstract in Brazilian Portuguese: A partir da década de 1990, período em que foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e a regulamentação do sistema de avaliação, houve uma intensificação sobre os estudos de avaliação. A presente obra traz uma contribuição para o debate na área de avaliação curricular que tem sido discutida em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação, onde produtos e processos do ensino-aprendizagem protagonizam o debate. Ao discutir as metodologias de avaliação do currículo, o livro apresenta um conjunto de experiências com diferentes perspectivas teórico-práticas de avaliação adequadas a contextos diversos, trazendo elementos para a organização de pesquisas avaliativas que contribuirão para uma efetiva avaliação do currículo a partir de categorias, critérios e indicadores favorecendo a emissão de juízo de valores sobre as potencialidades e fragilidades dos currículos avaliados. Dentre os autores estudados na presente obra, destacamos o ponto de vista de Sobrinho (2003) sobre a avaliação que defende a ideia de sua constituição histórica e política, a partir das mudanças ocorridas na sociedade, a qual vai assumir duas configurações: a primeira de regulação e controle e a segunda no âmbito educativo, diagnóstica ou formativa. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
ISBN: 978 85 7282 437 8
Appears in Collections:FACED - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_liv_mcleitinhophcholanda.pdf79,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.