Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
Tipo: Livro
Título: Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
Autor(es): Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Avaliação curricular;Educação;Docente
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. 207p.
Resumo: A partir da década de 1990, período em que foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e a regulamentação do sistema de avaliação, houve uma intensificação sobre os estudos de avaliação. A presente obra traz uma contribuição para o debate na área de avaliação curricular que tem sido discutida em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação, onde produtos e processos do ensino-aprendizagem protagonizam o debate. Ao discutir as metodologias de avaliação do currículo, o livro apresenta um conjunto de experiências com diferentes perspectivas teórico-práticas de avaliação adequadas a contextos diversos, trazendo elementos para a organização de pesquisas avaliativas que contribuirão para uma efetiva avaliação do currículo a partir de categorias, critérios e indicadores favorecendo a emissão de juízo de valores sobre as potencialidades e fragilidades dos currículos avaliados. Dentre os autores estudados na presente obra, destacamos o ponto de vista de Sobrinho (2003) sobre a avaliação que defende a ideia de sua constituição histórica e política, a partir das mudanças ocorridas na sociedade, a qual vai assumir duas configurações: a primeira de regulação e controle e a segunda no âmbito educativo, diagnóstica ou formativa. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
ISBN: 978 85 7282 437 8
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_liv_mcleitinhophcholanda.pdf79,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.