Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46030
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Juventude e espaços sociais: uma análise conceitual |
Authors: | Campos, Tarciana de Queiroz Mendes Barbalho, Alexandre Almeida |
Keywords: | Juventude;Jovens - Mídia;Espaço social;Política pública |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citation: | CAMPOS, Tarcianade Queiroz Mendes; BARBALHO, Alexandre Almeida. Juventude e espaços sociais: uma análise conceitual. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, jun. 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo é um estudo teórico de análise de questões referentes ao conceito juventude. O texto conceitual constitui um suporte às investigações desenvolvidas durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. As investigações envolveram quatro grupos de estudantes de quatro instituições da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza, que estavam envolvidos na gestão e produção em radioescolas. No ano de 2010, período de realização da pesquisa, as idades dos sujeitos que fizeram parte do estudo variavam entre 13 e 17 anos, enquanto as séries escolares variavam da 7ª à 9ª série. Assim, para operacionalizarmos o conceito juventude com esses grupos, procedemos a um estudo teórico que nos levasse à compreensão de algumas questões. Quais são as condições em que uma sociedade constrói o seu referencial do que é juventude? Como se dá a circulação dos jovens sujeitos da pesquisa nos espaços sociais? A abordagem dessas questões é o que se segue neste artigo. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46030 |
ISSN: | 2179-9938 |
Appears in Collections: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_art_tcamposabarbalho.pdf | 314,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.