Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45938
Type: TCC
Title: Lousa digital: a utilização de modelagem e impressão 3d na elaboração de protótipo de caneta eletrônica para uso em quadros interativos de baixo custo.
Authors: Dias, William de Araújo
Advisor: Leite Júnior, Antonio José Melo
Keywords: Quadro Interativo;Prototipação;Modelagem 3D;Impressão 3D
Issue Date: 2019
Citation: DIAS, William. Lousa digital: a utilização de modelagem e impressão 3D na elaboração de protótipo de caneta eletrônica para uso em quadros interativos de baixo custo. 2019. 58 f. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um protótipo de caneta eletrônica para um projeto de quadro interativo de baixo custo que está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Mídias Educacionais, da Universidade Federal do Ceará, utilizando impressão 3D como meio de agilização da etapa de produção do modelo físico do protótipo. O autor apresenta uma visão geral do projeto e sua função social e mercadológica, e descreve as etapas de conceituação das diferentes versões do protótipo, a modelagem, preparação e ajustes do modelo, a impressão e refinamento das peças, e por fim, apresenta os resultados dos testes realizados com voluntários que demonstram que os requisitos de usabilidade e funcionalidade do protótipo foram atingidos e o protótipo está bem encaminhado para entrar na etapa de produção a qualquer momento que o Laboratório de Mídias Educacionais desejar.
Abstract: This paper aims to describe the process of developing a prototype electronic pen for a low cost interactive whiteboard project that is under developement by the Educational Media Laboratory of the Federal University of Ceará using 3D printing as a means of streamlining the stage of production of the prototype physical model. The author presents an overview of the project and its social function and marketing value, then describes the stages of conceptualization of the different versions of the prototype, modeling, preparation and adjustments of the model, the printing and refinement of the pieces, and finally presents the results of tests performed with volunteers demonstrating that the usability and functionality requirements of the prototype have been met and the prototype is well on track to enter the production stage at any time the Educational Media Laboratory desires.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45938
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_wadias.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.