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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45854
Tipo: | Tese |
Título : | Trajetórias escolares e experiências trilhadas por jovens universitárias/os das camadas populares |
Autor : | Souza, Francisca Lidiane Araújo de |
Tutor: | Sales, Celecina de Maria Veras |
Co-asesor: | Joca, Alexandre Martins |
Palabras clave : | Educação Superior;Juventudes;Trajetórias Escolares |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | SOUZA, Francisca Lidiane Araújo de. Trajetórias escolares e experiências trilhadas por jovens universitárias/os das camadas populares. 2019. 254f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O objeto de estudo desta pesquisa insere-se no âmbito dos casos de “sucesso escolar improvável” (LAHIRE, 1997), tomando como eixo de análise narrativas das/os jovens estudantes universitárias/os das camadas populares sobre suas trajetórias escolares. A questão central da investigação situa-se em compreender como as/os jovens das camadas populares constroem suas trajetórias escolares e vivenciam suas experiências desde a educação básica até o ensino superior. Os percursos investigativos transitam pelos pressupostos da pesquisa qualitativa, tendo como base os fundamentos e procedimentos da pesquisa (auto)biográfica em educação. As narrativas das/os jovens estudantes sobre suas trajetórias escolares, construídas a partir das entrevistas narrativas, constituem a matéria prima do trabalho, contribuindo para a construção das análises a partir de um diálogo em três dimensões: as falas dos sujeitos da pesquisa, a contribuição das/os interlocutoras/es teóricas/os e o/a olhar/interpretação da pesquisadora. Os sujeitos da pesquisa são jovens estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC, beneficiadas/os pelo Programa de Residência Universitária da instituição e, portanto, oriundas/os de diversas cidades do estado do Ceará. As narrativas das/os jovens estudantes revelam que suas trajetórias escolares são construídas permeadas por diversos desafios, o que faz com que precisem lançar mão de muito esforço e dedicação, além de elaborar diversas estratégias para conseguirem permanecer inseridas/os no sistema de ensino e chegar à universidade. O ingresso no ensino superior é possibilitado pela interdependência de um conjunto de disposições construídas durante as trajetórias escolares das/os jovens, a partir de múltiplas referências. Nesse percurso, a escola, a família, as/os professoras/es, além de influências extrafamiliares e extraescolares são elementos fundamentais. Chegar à UFC se traduz, por um lado, na realização de um sonho e por outro em desafios de permanência na instituição, uma vez que a vida universitária apresenta diversas dificuldades às/aos jovens, tanto relacionadas às questões financeiras, quanto às questões de convivência com a vida universitária e sua cultura. Essas dificuldades de inserção na vida universitária são superadas quando as/os jovens conseguem o apoio da Assistência Estudantil, sendo possível, a partir daí, construir um relacionamento melhor com a universidade e usufruir de melhores condições de estudo e formação. O ingresso em curso superior em uma Universidade Federal Pública, embora com todos os seus problemas e dificuldades, apresenta-se como um campo de possibilidades de formação e de construção de uma carreira profissional com qualidade, que pode vir a proporcionar uma ascensão social através dos estudos. |
Abstract: | El objeto de estudio de esta investigación se inserta en el ámbito de casos de “éxito escolar improbable” (LAHIRE, 1997) tomando como eje de análisis las narrativas de los/las jóvenes estudiantes universitarios/as de las camadas populares sobre sus trayectorias escolares. La cuestión central de la investigación se sitúa en comprender como los/las jóvenes de las camadas populares construyen sus trayectorias escolares y vivencian sus experiencias desde la educación básica hasta la enseñanza superior. Los itinerarios de investigación transitan por los presupuestos de la investigación cualitativa, teniendo como base los fundamentos y procedimientos de la investigación (auto)biográfica en educacion. Las narrativas de los/las jóvenes estudiantes sobre sus trayectorias escolares, construidas a partir de las entrevistas narrativas, constituyen la materia prima del trabajo, contribuyendo para la construcción del análisis desde un diálogo en tres dimensiones: subsidiadas por el diálogo de los sujetos de la hinvestigación, por la contribución de los/las interlocutores/as teóricos/as y por la interpretación de la investigadora. Los sujetos de la investigación son jóvenes estudiantes de diversos cursos de graduación universitarios de la Universidade Federal do Ceará - UFC, beneficiados/as por el Programa de Residencia Universitaria de la institución y, por tanto, oriundos/as de diversas ciudades del estado de Ceará. Las narrativas de los/las jóvenes estudiantes revelan que sus trayectorias escolares son construidas y atravesadas por diversos desafíos, lo que hace que precisen lanzar mucha mano de esfuerzo y dedicación, además elaborar diversas estrategias para conseguir permanecer insertadas en el sistema de enseñanza y llegar a la universidad. El ingreso en la enseñanza superior es posibilitado por la interdependencia de un conjunto de disposiciones construidas durante las trayectorias escolares de los/las jóvenes, a partir de múltiples referencias. En ese transcurso, la escuela, la familia, los/las profesores/as, además las influencias extrafamiliares y extraescolares son elementos fundamentales. Llegar a la UFC se traduce, por un lado, en la realización de un sueño y por otro lado en desafíos de permanencia en la institución, una vez que la vida universitaria presenta diversas dificultades a los/las jóvenes, tanto relacionados a las cuestiones financieras, como a las cuestiones de convivencia con la vida universitaria y su cultura. Esas dificultades de inserción en la vida universitaria son superadas cuando los/las jóvenes consiguen el apoyo de la Asistencia Estudiantil, consiguiendo, a partir de allí, construir un relacionamiento mejor con la universidad y disfrutar de mejores condiciones de estudio y formación. El ingreso para el curso superior en una Universidad Federal Pública, aunque con todos sus problemas y dificultades, se presenta como un campo de posibilidades de formación y de construcción de una carrera profesional con calidad que puede venir a proporcionar un ascenso social a través de los estudios. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45854 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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