Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772
Tipo: Resumo
Título : Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia
Autor : Matos, Fernanda Cíntia Costa
Santos, Maria José Costa dos
Palabras clave : Ensino de matemática;Formação extensiva-reflexiva;Pedagogos
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo tem intenção de analisar uma proposta de formação extensiva-reflexiva voltada a formação inicial e contínua dos licenciados e estudantes do curso de Pedagogia com foco nos conteúdos para o Ensino de Matemática. A presente proposta de formação faz parte de um projeto de extensão denominado Formação Inicial e continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação está fundamentada na proposta formativa da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), e tem como suporte teórico preliminar os estudos de teóricos da área de formação de professores, da educação matemática, da Pedagogia, e teóricos da Metodologia de ensino. Usamos para elaboração e condução das sessões didáticas, os pressupostos metodológicos da SF, pois a presente metodologia que tem como foco principal a postura do professor - a partir da reflexão acerca do antes durante e depois da sala de aula. Como já citado, a formação terá como sujeitos da investigação, os alunos do curso de Pedagogia (FACED/UFC) e professores Pedagogos da rede pública de ensino. Pretendemos com essa formação buscar o aprimoramento teórico e prático sobre o ensino da Matemática voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, bem como, contribuir para a formação do Pedagogo que atua na sala de aula como professor de matemática voltado para esse público. Consideramos que a importância dessa formação está pautada em agregar conhecimentos matemáticos dos estudantes de Pedagogia e professores da rede pública, a que lhes são exigidos em sala de aula.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_fccmatos.pdf48,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.