Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Fernanda Cíntia Costa | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T18:18:26Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T18:18:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação extensiva-reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.title | Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem intenção de analisar uma proposta de formação extensiva-reflexiva voltada a formação inicial e contínua dos licenciados e estudantes do curso de Pedagogia com foco nos conteúdos para o Ensino de Matemática. A presente proposta de formação faz parte de um projeto de extensão denominado Formação Inicial e continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação está fundamentada na proposta formativa da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), e tem como suporte teórico preliminar os estudos de teóricos da área de formação de professores, da educação matemática, da Pedagogia, e teóricos da Metodologia de ensino. Usamos para elaboração e condução das sessões didáticas, os pressupostos metodológicos da SF, pois a presente metodologia que tem como foco principal a postura do professor - a partir da reflexão acerca do antes durante e depois da sala de aula. Como já citado, a formação terá como sujeitos da investigação, os alunos do curso de Pedagogia (FACED/UFC) e professores Pedagogos da rede pública de ensino. Pretendemos com essa formação buscar o aprimoramento teórico e prático sobre o ensino da Matemática voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, bem como, contribuir para a formação do Pedagogo que atua na sala de aula como professor de matemática voltado para esse público. Consideramos que a importância dessa formação está pautada em agregar conhecimentos matemáticos dos estudantes de Pedagogia e professores da rede pública, a que lhes são exigidos em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fccmatos.pdf | 48,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.