Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Educação, ética e cidadania
Autor(es): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Ética;Educação;Cidadania;Moral
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Educação, ética e cidadania. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza. Edições UFC. p. 36-50.
Resumo: Para definir a ética em poucas palavras, poderíamos apresentá-la como a arte ou a experiência de viver e realizar o bem. Retornando ao melhor da tradição grega, tratava-se de viver para conhecer e praticar a virtude. E viver em harmonia conosco mesmos, com os outros, com a natureza e com o cosmos - ou com o universo, ou com Deus, como preferirmos denominar. Nunca nos esquecendo de que é indispensável não apenas falar ou pensar, mas agir eticamente - princípio da coerência -, e respeitar costumes e atitudes de outros povos e culturas em seus contextos e tradições históricas - princípio da reciprocidade. Para alguns autores, ética e moral são expressões que significam a mesma coisa. Para outros, a ética representaria os grandes princípios gerais que norteiam as nossas vidas: - como o amar ao próximo como a si mesmo da tradição cristã. Desse modo, a norma moral seria a realização dos princípios práticos para viver e aplicar as exigências da ética aos desafios do dia-a-dia: - como o não roubar, o não matar, ou o respeitar as antigas gerações. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45760
ISBN: 978-85-7282-389-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf8,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.