Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45685
Type: | Resumo |
Title: | A Memória das Árvores - encenação e performance no cinema de Naomi Kawase |
Authors: | Oliveira, Eduardo dos Santos Codato, Henrique |
Keywords: | Performance;Naomi Kawase;Encenação |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | OLIVEIRA, Eduardo dos Santos; CODATO, Henrique. A Memória das Árvores - encenação e performance no cinema de Naomi Kawase. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho é um work in progress do que pretendo obter ao fim de minha pesquisa de mestrado em Comunicação. Um ponto de partida, o apontar para um caminho. O presente texto envolve o cruzamento de dois artigos acadêmicos fabricados ao longo do período de 2016.1. Um primeiro, realizado na disciplina “Modulações do duplo: a morte no cinema contemporâneo”, ministrada pelo professor Henrique Codato, no qual busco discorrer acerca das estratégias de encenação utilizadas pela realizadora japonesa Naomi Kawase em dois de seus filmes, Em Seus Braços e Céu, Vento, Fogo, Água, Terra, considerando a ideia de que as imagens dessas obras lidariam constantemente com desaparecimentos e ausências tanto na ordem dos campos fílmicos quanto dos afetos da realizadora. E o segundo, elaborado na disciplina “Tópicos Especiais IV”, ministrada pelo professor Kaciano Barbosa Gadelha, no qual tento analisar o primeiro filme mencionado a partir de dois domínios da performance assinalados pela autora Diana Taylor: o arquivo e o repertório. O campo conceitual da pesquisa envolve um diálogo entre conceitos oriundos dos estudos do cinema e temas dos estudos da performance. Aqui, a proposta gira em torno de uma tentativa de observar o cinema de Naomi Kawase, mais especificamente seus documentários, a partir da força performativa do corpo da realizadora, cujas obras seriam produzidas menos com a intenção de representar sua história pessoal ou de sua família e mais de experimentar passados incertos, de falar de lembranças fragmentadas. Sobre colocar memórias em movimento, revisitar arquivos, atualizar repertórios, reimaginar o passado com a (e a partir) da imagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45685 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_esoliveira.pdf | 51,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.