Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
Tipo: Resumo
Título : Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
Autor : Menezes, Daniel Brandão
Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Matemática;Metodologia de Ensino;Sequência FEDATHI
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: Diante das frequentes necessidades de reformulação dos modelos de ensino e aprendizagem no cenário escolar, este trabalho refere-se à investigação da própria prática num contexto da matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Teve-se como objetivo analisar a forma incorreta com a qual um docente desenvolveu uma aula cuja metodologia empregada deveria ser a Sequência Fedathi. Fez-se uso, inicialmente, da revisão de literatura da Sequência de ensino e das principais obras que abordam o assunto de Taxas Relacionadas (Derivadas). Em seguida, houve a descrição e a análise de uma aplicação que contemplou os conceitos envolvidos. A partir das observações, evidenciou-se que os alunos foram direcionados a desenvolver a situação desafiadora proposta sem terem sido protagonistas de seus resultados uma vez que houve a interferência do professor indo de encontro aos princípios da Sequência Fedathi. Além disso, o texto abordou a diferença entre o bom professor e o professor bom chegando à conclusão que o docente envolvido na condução da aula mostrou que se tratava de um “professor bom”, ou seja, que dá uma boa aula, esclarece as dúvidas dos alunos, que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado, não coloca os alunos em situação desconfortável, e que não os tira da zona de conforto.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_dbmenezes.pdf49,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.