Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Daniel Brandão-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:09:30Z-
dc.date.available2019-09-05T14:09:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectSequência FEDATHIpt_BR
dc.titleAplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bompt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante das frequentes necessidades de reformulação dos modelos de ensino e aprendizagem no cenário escolar, este trabalho refere-se à investigação da própria prática num contexto da matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Teve-se como objetivo analisar a forma incorreta com a qual um docente desenvolveu uma aula cuja metodologia empregada deveria ser a Sequência Fedathi. Fez-se uso, inicialmente, da revisão de literatura da Sequência de ensino e das principais obras que abordam o assunto de Taxas Relacionadas (Derivadas). Em seguida, houve a descrição e a análise de uma aplicação que contemplou os conceitos envolvidos. A partir das observações, evidenciou-se que os alunos foram direcionados a desenvolver a situação desafiadora proposta sem terem sido protagonistas de seus resultados uma vez que houve a interferência do professor indo de encontro aos princípios da Sequência Fedathi. Além disso, o texto abordou a diferença entre o bom professor e o professor bom chegando à conclusão que o docente envolvido na condução da aula mostrou que se tratava de um “professor bom”, ou seja, que dá uma boa aula, esclarece as dúvidas dos alunos, que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado, não coloca os alunos em situação desconfortável, e que não os tira da zona de conforto.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dbmenezes.pdf49,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.