Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Daniel Brandão | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T14:09:30Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T14:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência FEDATHI | pt_BR |
dc.title | Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Diante das frequentes necessidades de reformulação dos modelos de ensino e aprendizagem no cenário escolar, este trabalho refere-se à investigação da própria prática num contexto da matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Teve-se como objetivo analisar a forma incorreta com a qual um docente desenvolveu uma aula cuja metodologia empregada deveria ser a Sequência Fedathi. Fez-se uso, inicialmente, da revisão de literatura da Sequência de ensino e das principais obras que abordam o assunto de Taxas Relacionadas (Derivadas). Em seguida, houve a descrição e a análise de uma aplicação que contemplou os conceitos envolvidos. A partir das observações, evidenciou-se que os alunos foram direcionados a desenvolver a situação desafiadora proposta sem terem sido protagonistas de seus resultados uma vez que houve a interferência do professor indo de encontro aos princípios da Sequência Fedathi. Além disso, o texto abordou a diferença entre o bom professor e o professor bom chegando à conclusão que o docente envolvido na condução da aula mostrou que se tratava de um “professor bom”, ou seja, que dá uma boa aula, esclarece as dúvidas dos alunos, que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado, não coloca os alunos em situação desconfortável, e que não os tira da zona de conforto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dbmenezes.pdf | 49,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.