Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346
Tipo: | Resumo |
Título: | A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo |
Autor(es): | Salgado, Tiago dos Santos Ribeiro, Krishnamartha Vidigal Maia, Igor Gouveia Meneses, Márcia Coelho de |
Palavras-chave: | Monitoria de projetos;Identidade do Pedagogo;TERCOA |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Este trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tssalgado.pdf | 48,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.