Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalgado, Tiago dos Santos-
dc.contributor.authorRibeiro, Krishnamartha Vidigal-
dc.contributor.authorMaia, Igor Gouveia-
dc.contributor.authorMeneses, Márcia Coelho de-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:45:26Z-
dc.date.available2019-09-02T13:45:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSALGADO, Tiago dos Santos; et al. A monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45346-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitoria de projetospt_BR
dc.subjectIdentidade do Pedagogopt_BR
dc.subjectTERCOApt_BR
dc.titleA monitoria de projetos de graduação como instrumento formativo na construção da identidade do pedagogopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discorre acerca da relevância das ações desenvolvidas por meio do Projeto Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – TERCOA, que se configura como uma monitoria de projetos de graduação da Universidade Federal do Ceará, o qual é desenvolvido na Faculdade de Educação da UFC. O grupo TERCOA tem como objetivo o acolhimento dos alunos recém-ingressos facilitando, com isto, sua integração ao curso de Pedagogia e também a consolidação e permanência dos alunos que já estão há algum tempo na universidade, mas que não eram tão atuantes por desconhecerem muitos dos seus direitos, benefícios e auxílios, os quais a academia pode lhes proporcionar. Portanto, procura-se aqui ressaltar a importância das atividades que possibilitam a integração dos ingressantes no curso de Pedagogia, bem como ações que auxiliam os alunos a despertarem em si um sentimento de pertencimento a universidade e, consequentemente, ao curso que estão inseridos, o que é crucial tendo em vista que ainda é grande o número de evasão. Identificamos que um dos fatores da desistência, é o fato de alguns alunos passarem a trabalhar em áreas que não são afins a sua formação por não se identificarem com as áreas de atuação do pedagogo. Desta forma as ações do projeto TERCOA subsidiam, a promoção da construção de uma identidade profissional, o reconhecer-se Pedagogo, suas contribuições para a construção do Projeto Pedagógico do Curso, especialmente, no que se refere a definição do perfil profissional, e a compreensão de sua participação no desenvolvimento da sociedade e na construção cidadã dos indivíduos.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tssalgado.pdf48,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.