Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336
Tipo: | Resumo |
Título: | Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana |
Autor(es): | Messias, Thaís Fernandes de Almeida Araújo, Gabriel Rodrigues de Carvalho, Windson Viana de Melo Filho, Antônio Aldo Furtado, Ismael Pordeus Bezerra Leite Júnior, Antônio José Melo |
Palavras-chave: | Medicina;Hipervídeo;Roteirização |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | MESSIAS, Thaís Fernandes de Almeiada; et al. Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Na medicina é cada vez maior a necessidade de novos métodos de ensino, que tornem o aprendizado mais interativo. Tal problema é particularmente perceptível no ensino da anatomia humana, principalmente entre os alunos dos primeiros semestres, onde se nota uma falta de instrumentos capazes de proporcionar uma maior e melhor correlação básico-clínica, interligando o que se estuda a como o conhecimento será realmente aplicado na prática médica. Pensando nisto, o projeto “Oficinas de Produção de Vídeos Interativos”, uma parceria entre a Faculdade de Medicina e o Instituto UFC Virtual, traz a proposta de criar hipervídeos interativos onde o aluno pode aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula e nos livros em um objeto de estudo que possibilita uma interação mais direta. Para isto, vídeo-cirurgias são gravadas e servem de base para a construção de um roteiro específico. Imagens ou trechos do vídeo original são então selecionados e, a partir dos mesmos, são geradas perguntas ou definidas informações relevantes sobre a anatomia e a fisiologia das estruturas anatômicas visualizadas. Posteriormente são estabelecidas as possíveis formas de interação com o usuário, sempre buscando tornar o hipervídeo mais dinâmico. É então permitido desde clicar sobre uma estrutura anatômica, para receber maiores informações acerca da mesma, até responder a perguntas específicas, a fim de ganhar pontos num placar virtual. Ao final o hipervídeo é gerado e disponibilizado na Web, podendo ser acessado tanto por microcomputadores quanto por dispositivos móveis. Desta forma, permite-se ao aluno estudar em virtualmente qualquer lugar e a qualquer hora, complementando as informações fornecidas pelo professor e tornando o processo de aprendizagem mais eficiente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tfamessias.pdf | 49,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.