Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336
Tipo: Resumo
Título: Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana
Autor(es): Messias, Thaís Fernandes de Almeida
Araújo, Gabriel Rodrigues de
Carvalho, Windson Viana de
Melo Filho, Antônio Aldo
Furtado, Ismael Pordeus Bezerra
Leite Júnior, Antônio José Melo
Palavras-chave: Medicina;Hipervídeo;Roteirização
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MESSIAS, Thaís Fernandes de Almeiada; et al. Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Na medicina é cada vez maior a necessidade de novos métodos de ensino, que tornem o aprendizado mais interativo. Tal problema é particularmente perceptível no ensino da anatomia humana, principalmente entre os alunos dos primeiros semestres, onde se nota uma falta de instrumentos capazes de proporcionar uma maior e melhor correlação básico-clínica, interligando o que se estuda a como o conhecimento será realmente aplicado na prática médica. Pensando nisto, o projeto “Oficinas de Produção de Vídeos Interativos”, uma parceria entre a Faculdade de Medicina e o Instituto UFC Virtual, traz a proposta de criar hipervídeos interativos onde o aluno pode aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula e nos livros em um objeto de estudo que possibilita uma interação mais direta. Para isto, vídeo-cirurgias são gravadas e servem de base para a construção de um roteiro específico. Imagens ou trechos do vídeo original são então selecionados e, a partir dos mesmos, são geradas perguntas ou definidas informações relevantes sobre a anatomia e a fisiologia das estruturas anatômicas visualizadas. Posteriormente são estabelecidas as possíveis formas de interação com o usuário, sempre buscando tornar o hipervídeo mais dinâmico. É então permitido desde clicar sobre uma estrutura anatômica, para receber maiores informações acerca da mesma, até responder a perguntas específicas, a fim de ganhar pontos num placar virtual. Ao final o hipervídeo é gerado e disponibilizado na Web, podendo ser acessado tanto por microcomputadores quanto por dispositivos móveis. Desta forma, permite-se ao aluno estudar em virtualmente qualquer lugar e a qualquer hora, complementando as informações fornecidas pelo professor e tornando o processo de aprendizagem mais eficiente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tfamessias.pdf49,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.