Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Messias, Thaís Fernandes de Almeida | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gabriel Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Windson Viana de | - |
dc.contributor.author | Melo Filho, Antônio Aldo | - |
dc.contributor.author | Furtado, Ismael Pordeus Bezerra | - |
dc.contributor.author | Leite Júnior, Antônio José Melo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T12:32:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T12:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MESSIAS, Thaís Fernandes de Almeiada; et al. Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.subject | Hipervídeo | pt_BR |
dc.subject | Roteirização | pt_BR |
dc.title | Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na medicina é cada vez maior a necessidade de novos métodos de ensino, que tornem o aprendizado mais interativo. Tal problema é particularmente perceptível no ensino da anatomia humana, principalmente entre os alunos dos primeiros semestres, onde se nota uma falta de instrumentos capazes de proporcionar uma maior e melhor correlação básico-clínica, interligando o que se estuda a como o conhecimento será realmente aplicado na prática médica. Pensando nisto, o projeto “Oficinas de Produção de Vídeos Interativos”, uma parceria entre a Faculdade de Medicina e o Instituto UFC Virtual, traz a proposta de criar hipervídeos interativos onde o aluno pode aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula e nos livros em um objeto de estudo que possibilita uma interação mais direta. Para isto, vídeo-cirurgias são gravadas e servem de base para a construção de um roteiro específico. Imagens ou trechos do vídeo original são então selecionados e, a partir dos mesmos, são geradas perguntas ou definidas informações relevantes sobre a anatomia e a fisiologia das estruturas anatômicas visualizadas. Posteriormente são estabelecidas as possíveis formas de interação com o usuário, sempre buscando tornar o hipervídeo mais dinâmico. É então permitido desde clicar sobre uma estrutura anatômica, para receber maiores informações acerca da mesma, até responder a perguntas específicas, a fim de ganhar pontos num placar virtual. Ao final o hipervídeo é gerado e disponibilizado na Web, podendo ser acessado tanto por microcomputadores quanto por dispositivos móveis. Desta forma, permite-se ao aluno estudar em virtualmente qualquer lugar e a qualquer hora, complementando as informações fornecidas pelo professor e tornando o processo de aprendizagem mais eficiente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tfamessias.pdf | 49,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.