Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45296
Tipo: Resumo
Título : Análise das barreiras pedagógicas no ensino dos alunos com deficiência do curso de letras da UFC e propostas para a melhoria do curso no âmbito da inclusão
Autor : Silva, Samila Maria Oliveira da
Leitão, Vanda Magalhães
Palabras clave : Inclusão;Acessibilidade;Deficiência
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : SILVA, Samila Maria Oliveira da; LEITÃO, Vanda Magalhães. Análise das barreiras pedagógicas no ensino dos alunos com deficiência do curso de letras da UFC e propostas para a melhoria do curso no âmbito da inclusão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste estudo é sistematizar ideias que confirmam a importância da criação de uma cultura de inclusão que envolva coordenação-professor-aluno com o intuito de diminuir a evasão dos alunos com deficiência dos cursos de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). O debate sobre esse tema afirma-se como a tentativa de discutir no âmbito da educação superior as concepções “de uma inclusão que não seja feita em termos voluntaristas e semiclandestinos, mas pelo contrário que se assuma como política social e educativa” (RODRIGUES, 2012, p.1). Pesquisas apontam que muitos professores só adquirem conhecimento e formação sobre alunos com deficiência quando se encontram com eles na sala de aula e que nem sempre estão preparados ou se sentem apoiados para atuarem como mediadores do conhecimento. Assim como Dias, Rosa e Andrade (2013, p.456) acredita-se que “há uma valorização desta atitude individual das professoras [e professores], creditada por elas a características como tenacidade e persistência decorrentes da sua personalidade” esquecendo a importância da participação e cooperação de todos. Com o estudo em andamento, pretende-se aplicar questionários a alunos com deficiência do curso de Letras, selecionados a partir do Censo de Alunos com Deficiência (2016.1), fornecido pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, e entrevistar professores, a fim de registrar os seus posicionamentos, alternativas e/ou sugestões criadas para resolver as dificuldades enfrentadas em suas experiências de ensino junto a alunos com deficiência. Será escolhido um professor por área de atuação no curso (Linguística, Letras Estrangeiras, Literatura, Libras e Letras Vernáculas) sendo critério obrigatório que este tenha vivenciado experiências de ensino com pelo menos um dos alunos com deficiência matriculados no curso referido. Com a conclusão do trabalho, espera-se propor mudanças à coordenação do curso com vistas à melhoria do mesmo no âmbito da acessibilidade e inclusão.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45296
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_smosilva.pdf50,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.