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dc.contributor.authorSilva, Samila Maria Oliveira da-
dc.contributor.authorLeitão, Vanda Magalhães-
dc.date.accessioned2019-08-29T12:33:15Z-
dc.date.available2019-08-29T12:33:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Samila Maria Oliveira da; LEITÃO, Vanda Magalhães. Análise das barreiras pedagógicas no ensino dos alunos com deficiência do curso de letras da UFC e propostas para a melhoria do curso no âmbito da inclusão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45296-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleAnálise das barreiras pedagógicas no ensino dos alunos com deficiência do curso de letras da UFC e propostas para a melhoria do curso no âmbito da inclusãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste estudo é sistematizar ideias que confirmam a importância da criação de uma cultura de inclusão que envolva coordenação-professor-aluno com o intuito de diminuir a evasão dos alunos com deficiência dos cursos de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). O debate sobre esse tema afirma-se como a tentativa de discutir no âmbito da educação superior as concepções “de uma inclusão que não seja feita em termos voluntaristas e semiclandestinos, mas pelo contrário que se assuma como política social e educativa” (RODRIGUES, 2012, p.1). Pesquisas apontam que muitos professores só adquirem conhecimento e formação sobre alunos com deficiência quando se encontram com eles na sala de aula e que nem sempre estão preparados ou se sentem apoiados para atuarem como mediadores do conhecimento. Assim como Dias, Rosa e Andrade (2013, p.456) acredita-se que “há uma valorização desta atitude individual das professoras [e professores], creditada por elas a características como tenacidade e persistência decorrentes da sua personalidade” esquecendo a importância da participação e cooperação de todos. Com o estudo em andamento, pretende-se aplicar questionários a alunos com deficiência do curso de Letras, selecionados a partir do Censo de Alunos com Deficiência (2016.1), fornecido pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, e entrevistar professores, a fim de registrar os seus posicionamentos, alternativas e/ou sugestões criadas para resolver as dificuldades enfrentadas em suas experiências de ensino junto a alunos com deficiência. Será escolhido um professor por área de atuação no curso (Linguística, Letras Estrangeiras, Literatura, Libras e Letras Vernáculas) sendo critério obrigatório que este tenha vivenciado experiências de ensino com pelo menos um dos alunos com deficiência matriculados no curso referido. Com a conclusão do trabalho, espera-se propor mudanças à coordenação do curso com vistas à melhoria do mesmo no âmbito da acessibilidade e inclusão.pt_BR
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