Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45255
Tipo: | Resumo |
Título: | A importância da problematização como ferramenta de ensino em periodontia |
Autor(es): | Arraes, Ricardo Augusto Cavalcante Teixeira, Dejamy Jorge Mendes, Maria Mônica Studart Martins, Ricardo Souza Carvalho, Rosimary de Sousa |
Palavras-chave: | Cirurgia periodontal;Espaço biológico;Aprendizado |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ARRAES, Ricardo Augusto Cavalcante et al. A importância da problematização como ferramenta de ensino em periodontia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | O tratamento periodontal pode ser realizado de forma preventiva e curativa. A forma cirúrgica preventiva é feita quando há invasão do espaço biológico (EB) – distância compreendida entre a crista óssea alveolar e a margem gengival livre. Esse espaço é a principal linha de defesa contra bactérias patogênicas na região entre o dente e o osso. O EB é uma região nobre que não pode ser invadida, a não ser que seja, eventualmente pelas cerdas da escova e pelo fio dental para higienização. Nesse contexto, aliar a teoria à prática constitui-se como um desafio a ser enfrentado nas diversas áreas da odontologia, notadamente a periodontia. Assim como em outras áreas da saúde, o uso de práticas problematizadoras são de grande relevância para o fomento do processo ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do presente estudo foi apresentar a abordagem problematizadora utilizada na monitoria de periodontia do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia foi baseada na discussão de casos clínicos. Para tanto, os casos clínicos utilizados relacionaram-se ao tratamento periodontal (cirúrgico) preventivo. Os alunos vivenciaram o contato com diversos casos clínicos, através da exposição verbal realizada pelo monitor da disciplina. Em seguida, os mesmos tiveram a aplicação dos conhecimentos teóricos vivenciando a prática clínica, que consistiu no tratamento cirúrgico periodontal preventivo. Ao final, realizou-se uma roda de discussão onde foram debatidos pontos inerentes aos aspectos técnicos, bem como pós-operatórios. Em sumário, a problematização como ferramenta de ensino-aprendizagem propiciou forte auxílio no processo de compreensão do tópico usualmente abordado em diversos cursos de odontologia no Brasil. Ademais, a busca do conhecimento anatômico e histológico do espaço biológico deve ser do conhecimento de todos os clínicos e não só do periodontista, visando tratamento odontológico não iatrogênicos e a saúde periodontal |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45255 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_racarraes.pdf | 49,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.