Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arraes, Ricardo Augusto Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Dejamy Jorge | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria Mônica Studart | - |
dc.contributor.author | Martins, Ricardo Souza | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Rosimary de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T19:41:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T19:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARRAES, Ricardo Augusto Cavalcante et al. A importância da problematização como ferramenta de ensino em periodontia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45255 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cirurgia periodontal | pt_BR |
dc.subject | Espaço biológico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | A importância da problematização como ferramenta de ensino em periodontia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tratamento periodontal pode ser realizado de forma preventiva e curativa. A forma cirúrgica preventiva é feita quando há invasão do espaço biológico (EB) – distância compreendida entre a crista óssea alveolar e a margem gengival livre. Esse espaço é a principal linha de defesa contra bactérias patogênicas na região entre o dente e o osso. O EB é uma região nobre que não pode ser invadida, a não ser que seja, eventualmente pelas cerdas da escova e pelo fio dental para higienização. Nesse contexto, aliar a teoria à prática constitui-se como um desafio a ser enfrentado nas diversas áreas da odontologia, notadamente a periodontia. Assim como em outras áreas da saúde, o uso de práticas problematizadoras são de grande relevância para o fomento do processo ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do presente estudo foi apresentar a abordagem problematizadora utilizada na monitoria de periodontia do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia foi baseada na discussão de casos clínicos. Para tanto, os casos clínicos utilizados relacionaram-se ao tratamento periodontal (cirúrgico) preventivo. Os alunos vivenciaram o contato com diversos casos clínicos, através da exposição verbal realizada pelo monitor da disciplina. Em seguida, os mesmos tiveram a aplicação dos conhecimentos teóricos vivenciando a prática clínica, que consistiu no tratamento cirúrgico periodontal preventivo. Ao final, realizou-se uma roda de discussão onde foram debatidos pontos inerentes aos aspectos técnicos, bem como pós-operatórios. Em sumário, a problematização como ferramenta de ensino-aprendizagem propiciou forte auxílio no processo de compreensão do tópico usualmente abordado em diversos cursos de odontologia no Brasil. Ademais, a busca do conhecimento anatômico e histológico do espaço biológico deve ser do conhecimento de todos os clínicos e não só do periodontista, visando tratamento odontológico não iatrogênicos e a saúde periodontal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_racarraes.pdf | 49,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.