Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Paulo Ricardo Santos de-
dc.contributor.authorMoreira, Fernando César Araújo-
dc.contributor.authorAlves, Niédila Nascimento-
dc.contributor.authorMelo, Vânia Maria Maciel-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:36:45Z-
dc.date.available2019-08-28T19:36:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Paulo Ricardo Santos de; et al. Projetos de microbiologia: alunos como agentes ativos no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45253-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetos extraclassept_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.titleProjetos de microbiologia: alunos como agentes ativos no processo de aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrQuando o indivíduo encontra-se num local de aprendizagem ele está susceptível a aprender, entretanto, diversos fatores externos atuam, junto à qualidade e estrutura desse ambiente, para o aprendizado deste indivíduo. Numa busca por maximizar o aprendizado, uma das táticas que o ensino de ciências vem abordando nos últimos tempos é variar o ambiente educacional, o qual não é composto apenas pelo espaço físico, mas também por todos os fatores que afetam as interações que podem ocorrer dentro e nas proximidades dele. A variação do ambiente sugere a mudança do método tradicional do ensino para outro que tem como prioridade o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem por parte do aluno através de atividades que o tornam figura central da iniciativa de trabalho, seguindo o raciocínio de que o aluno sai de um contexto fechado e tradicional para um mais despojado, livre e cheio de oportunidades, onde ele se torna um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem. Na disciplina Microbiologia Geral para o curso de Ciências Biológicas da UFC são realizados projetos práticos como requisito avaliativo da disciplina. Os projetos são realizados em grupos, permitindo que os alunos interajam com outras pessoas e dialoguem diferentes autonomias, compartilhando experiências e opiniões diferentes, fazendo-os desenvolver habilidades de trabalho em grupo, além de conhecer outros raciocínios de resolução de problemas. A monitoria oferece uma oportunidade de interação com os alunos, estreitando laços entre colegas de curso e criando vínculos de amizade e profissionais. Os projetos são idealizados e realizados pelos próprios alunos com a ajuda dos monitores e supervisão do professor. A aplicação de questionário de análise do desempenho dos estudantes com a turma de 2016.1 confirmou maior empenho e dedicação, tornando o desenvolvimento do projeto em Microbiologia um mecanismo essencial na consolidação do conhecimento estudado na disciplina.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_prssousa.pdf49,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.