Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Paulo Ricardo Santos de | - |
dc.contributor.author | Moreira, Fernando César Araújo | - |
dc.contributor.author | Alves, Niédila Nascimento | - |
dc.contributor.author | Melo, Vânia Maria Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T19:36:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T19:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Paulo Ricardo Santos de; et al. Projetos de microbiologia: alunos como agentes ativos no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45253 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projetos extraclasse | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.title | Projetos de microbiologia: alunos como agentes ativos no processo de aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Quando o indivíduo encontra-se num local de aprendizagem ele está susceptível a aprender, entretanto, diversos fatores externos atuam, junto à qualidade e estrutura desse ambiente, para o aprendizado deste indivíduo. Numa busca por maximizar o aprendizado, uma das táticas que o ensino de ciências vem abordando nos últimos tempos é variar o ambiente educacional, o qual não é composto apenas pelo espaço físico, mas também por todos os fatores que afetam as interações que podem ocorrer dentro e nas proximidades dele. A variação do ambiente sugere a mudança do método tradicional do ensino para outro que tem como prioridade o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem por parte do aluno através de atividades que o tornam figura central da iniciativa de trabalho, seguindo o raciocínio de que o aluno sai de um contexto fechado e tradicional para um mais despojado, livre e cheio de oportunidades, onde ele se torna um agente ativo no processo de ensino-aprendizagem. Na disciplina Microbiologia Geral para o curso de Ciências Biológicas da UFC são realizados projetos práticos como requisito avaliativo da disciplina. Os projetos são realizados em grupos, permitindo que os alunos interajam com outras pessoas e dialoguem diferentes autonomias, compartilhando experiências e opiniões diferentes, fazendo-os desenvolver habilidades de trabalho em grupo, além de conhecer outros raciocínios de resolução de problemas. A monitoria oferece uma oportunidade de interação com os alunos, estreitando laços entre colegas de curso e criando vínculos de amizade e profissionais. Os projetos são idealizados e realizados pelos próprios alunos com a ajuda dos monitores e supervisão do professor. A aplicação de questionário de análise do desempenho dos estudantes com a turma de 2016.1 confirmou maior empenho e dedicação, tornando o desenvolvimento do projeto em Microbiologia um mecanismo essencial na consolidação do conhecimento estudado na disciplina. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_prssousa.pdf | 49,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.