Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45227
Tipo: Resumo
Título : Diálogos acadêmicos: enlaces entre teoria e prática do processo de ensino aprendizagem do curso de biblioteconomia
Autor : Oliveira, Maria Josélia de
Morais, Eder Narciso de Morais
Farias, Gabriela Belmont de
Palabras clave : Biblioteconomia;Ensino aprendizagem;Prototipagem digital
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : OLIVEIRA, Maria Josélia de; MORAIS, Eder Narciso de; FARIAS, Gabriela Belmont de. Diálogos acadêmicos: enlaces entre teoria e prática do processo de ensino aprendizagem do curso de biblioteconomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: Segundo o sociólogo Zigmunt Bauman, a sociedade está vivendo na fluidez da modernidade líquida, gerando uma perspectiva de aprender a lidar com os desafios empregando a criatividade e inovação. A busca por respostas e consequente soluções é uma constante e nessa procura o Projeto de Monitoria de Graduação do curso de Biblioteconomia tem almejado desvendar novas possibilidades de ambientação e qualidade de ensino aprendizagem intramuros acadêmicos. Os meios para alcançar a inovação educacional independem de metodologias pré-fixadas, já que os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem trazem suas próprias bagagens culturais, psicológicas e sociais que interferem na construção do conhecimento. Respeitando as variáveis dos protagonistas do cenário acadêmico e buscando concretizar discursos que reverberam nesse contexto, mas ainda não sedimentados nas práticas docentes nem tampouco na efetiva participação discente numa construção solidária de práticas que levam a novas metodologias de construção do conhecimento. A pesquisa desenvolvida é de caráter exploratório, amparada por uma revisão bibliográfica e se constitui tanto da análise dos dados gerados pelo SIGAA como também pela cooperação participativa dos discentes do curso. Como instrumento de coleta de dados optou-se por questionário específico com questões fechadas, além de enquetes e relatórios emitidos pelo SIGAA. O público alvo da pesquisa são os discentes do curso de Biblioteconomia da UFC. O objetivo é identificar as possibilidades de inovação nas ações de ambientação, ensino e aprendizagem além de apresentar indicadores de autoavaliação em prol da melhoria do curso, sobretudo envolver os discentes no processo de melhoria constante do curso de Biblioteconomia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45227
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_mjoliveira.pdf48,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.