Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45227
Tipo: | Resumo |
Título : | Diálogos acadêmicos: enlaces entre teoria e prática do processo de ensino aprendizagem do curso de biblioteconomia |
Autor : | Oliveira, Maria Josélia de Morais, Eder Narciso de Morais Farias, Gabriela Belmont de |
Palabras clave : | Biblioteconomia;Ensino aprendizagem;Prototipagem digital |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | OLIVEIRA, Maria Josélia de; MORAIS, Eder Narciso de; FARIAS, Gabriela Belmont de. Diálogos acadêmicos: enlaces entre teoria e prática do processo de ensino aprendizagem do curso de biblioteconomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Segundo o sociólogo Zigmunt Bauman, a sociedade está vivendo na fluidez da modernidade líquida, gerando uma perspectiva de aprender a lidar com os desafios empregando a criatividade e inovação. A busca por respostas e consequente soluções é uma constante e nessa procura o Projeto de Monitoria de Graduação do curso de Biblioteconomia tem almejado desvendar novas possibilidades de ambientação e qualidade de ensino aprendizagem intramuros acadêmicos. Os meios para alcançar a inovação educacional independem de metodologias pré-fixadas, já que os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem trazem suas próprias bagagens culturais, psicológicas e sociais que interferem na construção do conhecimento. Respeitando as variáveis dos protagonistas do cenário acadêmico e buscando concretizar discursos que reverberam nesse contexto, mas ainda não sedimentados nas práticas docentes nem tampouco na efetiva participação discente numa construção solidária de práticas que levam a novas metodologias de construção do conhecimento. A pesquisa desenvolvida é de caráter exploratório, amparada por uma revisão bibliográfica e se constitui tanto da análise dos dados gerados pelo SIGAA como também pela cooperação participativa dos discentes do curso. Como instrumento de coleta de dados optou-se por questionário específico com questões fechadas, além de enquetes e relatórios emitidos pelo SIGAA. O público alvo da pesquisa são os discentes do curso de Biblioteconomia da UFC. O objetivo é identificar as possibilidades de inovação nas ações de ambientação, ensino e aprendizagem além de apresentar indicadores de autoavaliação em prol da melhoria do curso, sobretudo envolver os discentes no processo de melhoria constante do curso de Biblioteconomia. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45227 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mjoliveira.pdf | 48,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.