Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Josélia de-
dc.contributor.authorMorais, Eder Narciso de Morais-
dc.contributor.authorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:18:40Z-
dc.date.available2019-08-28T18:18:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Josélia de; MORAIS, Eder Narciso de; FARIAS, Gabriela Belmont de. Diálogos acadêmicos: enlaces entre teoria e prática do processo de ensino aprendizagem do curso de biblioteconomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45227-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectPrototipagem digitalpt_BR
dc.titleDiálogos acadêmicos: enlaces entre teoria e prática do processo de ensino aprendizagem do curso de biblioteconomiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSegundo o sociólogo Zigmunt Bauman, a sociedade está vivendo na fluidez da modernidade líquida, gerando uma perspectiva de aprender a lidar com os desafios empregando a criatividade e inovação. A busca por respostas e consequente soluções é uma constante e nessa procura o Projeto de Monitoria de Graduação do curso de Biblioteconomia tem almejado desvendar novas possibilidades de ambientação e qualidade de ensino aprendizagem intramuros acadêmicos. Os meios para alcançar a inovação educacional independem de metodologias pré-fixadas, já que os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem trazem suas próprias bagagens culturais, psicológicas e sociais que interferem na construção do conhecimento. Respeitando as variáveis dos protagonistas do cenário acadêmico e buscando concretizar discursos que reverberam nesse contexto, mas ainda não sedimentados nas práticas docentes nem tampouco na efetiva participação discente numa construção solidária de práticas que levam a novas metodologias de construção do conhecimento. A pesquisa desenvolvida é de caráter exploratório, amparada por uma revisão bibliográfica e se constitui tanto da análise dos dados gerados pelo SIGAA como também pela cooperação participativa dos discentes do curso. Como instrumento de coleta de dados optou-se por questionário específico com questões fechadas, além de enquetes e relatórios emitidos pelo SIGAA. O público alvo da pesquisa são os discentes do curso de Biblioteconomia da UFC. O objetivo é identificar as possibilidades de inovação nas ações de ambientação, ensino e aprendizagem além de apresentar indicadores de autoavaliação em prol da melhoria do curso, sobretudo envolver os discentes no processo de melhoria constante do curso de Biblioteconomia.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mjoliveira.pdf48,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.