Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45212
Tipo: Artigo de Evento
Título : Interdisciplinaridade: a importância dos espaços históricos na formação em pedagogia
Autor : Oliveira, Renata Tavares de
Andrade, Francisco Ari de
Palabras clave : Formação;Cronologia;Espaços públicos
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : OLIVEIRA, Renata Tavares de; ANDRADE, Francisco Ari de. Interdisciplinaridade: a importância dos espaços históricos na formação em pedagogia. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 826-834.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como premissa dialogar sobre o processo formativo entre os sujeitos pertencentes ao curso de pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como percurso dialógico, a presente investigação, nessa lógica de compreensão sobre o passado, como mola propulsora para entendimento sobre o tempo presente e o futuro, em sua base central de análise, uma reflexão sobre o significado do estudo da história da educação e sua importância para a formação no curso de pedagogia, na lógica do conceito de interdisciplinaridade nessa relação. A pesquisa deu-se através de visitas a espaços históricos localizados na cidade de Fortaleza, tendo como sujeitos da pesquisa os discentes pertencentes ao curso de pedagogia, já supracitado. Como atividade letiva extensiva a tal projeto, os alunos vivenciaram aulas de campo em ambientes culturais que preservam a história e a memória educacional da cidade. Como processo metodológico, essa investigação configura-se como de natureza qualitativa por contemplar os anseios construídos ao longo do percurso investigativo. Como ferramenta de coleta de dados, utilizou-se o diário de campo sendo determinante para a coleta dos dados, estabelecendo uma visão sedimentada dos sujeitos, principalmente, por dar vazão a inserção do aluno no espaço social, descrevendo a realidade como é observada. Com tudo, conclui-se que a proposta pedagógica interdisciplinar, a qual articula a teoria com a prática das aulas de campo, maximiza o rendimento do aprendizado na direção do conteúdo trabalhado em sala de aula, além de apontar que é possível também proporcionar um ensino significativo no âmbito do ensino superior.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45212
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_rtoliveira.pdf335,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.