Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Renata Tavares de-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2019-08-28T14:49:43Z-
dc.date.available2019-08-28T14:49:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renata Tavares de; ANDRADE, Francisco Ari de. Interdisciplinaridade: a importância dos espaços históricos na formação em pedagogia. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 826-834.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45212-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCronologiapt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade: a importância dos espaços históricos na formação em pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como premissa dialogar sobre o processo formativo entre os sujeitos pertencentes ao curso de pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como percurso dialógico, a presente investigação, nessa lógica de compreensão sobre o passado, como mola propulsora para entendimento sobre o tempo presente e o futuro, em sua base central de análise, uma reflexão sobre o significado do estudo da história da educação e sua importância para a formação no curso de pedagogia, na lógica do conceito de interdisciplinaridade nessa relação. A pesquisa deu-se através de visitas a espaços históricos localizados na cidade de Fortaleza, tendo como sujeitos da pesquisa os discentes pertencentes ao curso de pedagogia, já supracitado. Como atividade letiva extensiva a tal projeto, os alunos vivenciaram aulas de campo em ambientes culturais que preservam a história e a memória educacional da cidade. Como processo metodológico, essa investigação configura-se como de natureza qualitativa por contemplar os anseios construídos ao longo do percurso investigativo. Como ferramenta de coleta de dados, utilizou-se o diário de campo sendo determinante para a coleta dos dados, estabelecendo uma visão sedimentada dos sujeitos, principalmente, por dar vazão a inserção do aluno no espaço social, descrevendo a realidade como é observada. Com tudo, conclui-se que a proposta pedagógica interdisciplinar, a qual articula a teoria com a prática das aulas de campo, maximiza o rendimento do aprendizado na direção do conteúdo trabalhado em sala de aula, além de apontar que é possível também proporcionar um ensino significativo no âmbito do ensino superior.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rtoliveira.pdf335,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.