Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45212
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Interdisciplinaridade: a importância dos espaços históricos na formação em pedagogia |
Autor(es): | Oliveira, Renata Tavares de Andrade, Francisco Ari de |
Palavras-chave: | Formação;Cronologia;Espaços públicos |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | OLIVEIRA, Renata Tavares de; ANDRADE, Francisco Ari de. Interdisciplinaridade: a importância dos espaços históricos na formação em pedagogia. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 826-834. |
Resumo: | O presente trabalho tem como premissa dialogar sobre o processo formativo entre os sujeitos pertencentes ao curso de pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como percurso dialógico, a presente investigação, nessa lógica de compreensão sobre o passado, como mola propulsora para entendimento sobre o tempo presente e o futuro, em sua base central de análise, uma reflexão sobre o significado do estudo da história da educação e sua importância para a formação no curso de pedagogia, na lógica do conceito de interdisciplinaridade nessa relação. A pesquisa deu-se através de visitas a espaços históricos localizados na cidade de Fortaleza, tendo como sujeitos da pesquisa os discentes pertencentes ao curso de pedagogia, já supracitado. Como atividade letiva extensiva a tal projeto, os alunos vivenciaram aulas de campo em ambientes culturais que preservam a história e a memória educacional da cidade. Como processo metodológico, essa investigação configura-se como de natureza qualitativa por contemplar os anseios construídos ao longo do percurso investigativo. Como ferramenta de coleta de dados, utilizou-se o diário de campo sendo determinante para a coleta dos dados, estabelecendo uma visão sedimentada dos sujeitos, principalmente, por dar vazão a inserção do aluno no espaço social, descrevendo a realidade como é observada. Com tudo, conclui-se que a proposta pedagógica interdisciplinar, a qual articula a teoria com a prática das aulas de campo, maximiza o rendimento do aprendizado na direção do conteúdo trabalhado em sala de aula, além de apontar que é possível também proporcionar um ensino significativo no âmbito do ensino superior. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45212 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rtoliveira.pdf | 335,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.