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dc.contributor.authorSales, Jefferson Falcão-
dc.date.accessioned2019-08-27T17:23:35Z-
dc.date.available2019-08-27T17:23:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSALES, Jefferson Falcão. Duas décadas de Educação de Jovens e Adultos como modalidade da educação básica: a docência em questão. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 687-697.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45184-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleDuas décadas de Educação de Jovens e Adultos como modalidade da educação básica: a docência em questãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA profissão de professor no Brasil, ao longo de sua história, enfrenta dificuldades no sentido de ser valorizada e respeitada pelo Poder Público e pela sociedade. E o que falar do professor da Educação de Jovens e Adultos? Ora, antes da LDB vigente (Lei nº. 9.394/96) esta modalidade de ensino era considerada suplência, ou seja, complementação dos estudos não concluídos. Este descaso nacional pode ser entendido ou explicado à medida que nos debruçamos nos descaminhos e desencontros da formação histórica do povo brasileiro. Este artigo destaca a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos e o seu professor, sem a pretensão de exaustividade, no contexto de criação e promulgação da LDB 9394/96 por meio de pesquisa documental dos principais marcos legais que constituem o discurso oficial em âmbito internacional, nacional e local. O objetivo é apresentarmos os vinte anos da EJA como modalidade de ensino da Educação Básica e a implicação de tal fato na formação inicial e continuada dos professores que atuam nessa modalidade educativa. Fica evidente a importância da LDB 9394/96 para a formação docente na EJA, contudo é preciso, que haja um trabalho de valorização da racionalidade dos educadores de jovens e adultos, de modo que as ações de formação para professores nesta área não fiquem apenas na intenção legal.pt_BR
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