Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45184
Type: Artigo de Evento
Title: Duas décadas de Educação de Jovens e Adultos como modalidade da educação básica: a docência em questão
Authors: Sales, Jefferson Falcão
Keywords: Educação;Professor;Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Issue Date: 2016
Publisher: UFSCar
Citation: SALES, Jefferson Falcão. Duas décadas de Educação de Jovens e Adultos como modalidade da educação básica: a docência em questão. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 687-697.
Abstract in Brazilian Portuguese: A profissão de professor no Brasil, ao longo de sua história, enfrenta dificuldades no sentido de ser valorizada e respeitada pelo Poder Público e pela sociedade. E o que falar do professor da Educação de Jovens e Adultos? Ora, antes da LDB vigente (Lei nº. 9.394/96) esta modalidade de ensino era considerada suplência, ou seja, complementação dos estudos não concluídos. Este descaso nacional pode ser entendido ou explicado à medida que nos debruçamos nos descaminhos e desencontros da formação histórica do povo brasileiro. Este artigo destaca a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos e o seu professor, sem a pretensão de exaustividade, no contexto de criação e promulgação da LDB 9394/96 por meio de pesquisa documental dos principais marcos legais que constituem o discurso oficial em âmbito internacional, nacional e local. O objetivo é apresentarmos os vinte anos da EJA como modalidade de ensino da Educação Básica e a implicação de tal fato na formação inicial e continuada dos professores que atuam nessa modalidade educativa. Fica evidente a importância da LDB 9394/96 para a formação docente na EJA, contudo é preciso, que haja um trabalho de valorização da racionalidade dos educadores de jovens e adultos, de modo que as ações de formação para professores nesta área não fiquem apenas na intenção legal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45184
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_jfsales.pdf362,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.