Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45181
Type: Artigo de Evento
Title: Curso de Pedagogia no Brasil: a formação do professor alfabetizador
Authors: Lima, Nágila Rabelo de
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Pedagogia;Formação;Alfabetização
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: LIMA, Nágila Rabelo de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Curso de Pedagogia no Brasil: a formação do professor alfabetizador. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 667-676.
Abstract in Brazilian Portuguese: Desde a sua implementação, em 1939, o curso de pedagogia no Brasil passou por várias alterações referentes à sua sistematização curricular, objetivos do curso e dimensões pedagógicas. Ao longo do tempo, foi-se tentando construir o seu propósito existencial e seu campo de atuação, questão que ainda hoje é discutida perante o novo contexto educacional. Pretendeu-se com esse artigo, analisar criticamente a formação inicial dos pedagogos quanto à sua atuação nas séries iniciais do ensino fundamental e as discussões em torno da formação do professor- alfabetizador. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica e análise de Leis que rege o curso, apresentando breve histórico do curso de Pedagogia e citação de documentos legais. O surgimento de formações continuadas para o professor das séries iniciais em exercício tem se revelado com a finalidade de tentar preencher a lacuna da precária formação docente assim como as taxas de analfabetismo escolar têm motivado os Governos (Federal, Estaduais e Municipais) a desenvolverem formações continuadas para amparar o docente em conhecimentos teóricos e prático- pedagógicos, possibilitando maior segurança para atuar no ciclo de alfabetização. Contudo, essas políticas públicas, de caráter compensatório, têm se manifestado de forma muito superficial, o que compromete a qualidade do ensino proposto. Conclui-se que há necessidade de reforma curricular para o curso de Pedagogia na qual se considere, dentre outros aspectos, o período destinado ao processo de alfabetização escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45181
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_nrlima.pdf345,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.