Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Nágila Rabelo de-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.date.accessioned2019-08-27T17:18:13Z-
dc.date.available2019-08-27T17:18:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Nágila Rabelo de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Curso de Pedagogia no Brasil: a formação do professor alfabetizador. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 667-676.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45181-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleCurso de Pedagogia no Brasil: a formação do professor alfabetizadorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesde a sua implementação, em 1939, o curso de pedagogia no Brasil passou por várias alterações referentes à sua sistematização curricular, objetivos do curso e dimensões pedagógicas. Ao longo do tempo, foi-se tentando construir o seu propósito existencial e seu campo de atuação, questão que ainda hoje é discutida perante o novo contexto educacional. Pretendeu-se com esse artigo, analisar criticamente a formação inicial dos pedagogos quanto à sua atuação nas séries iniciais do ensino fundamental e as discussões em torno da formação do professor- alfabetizador. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica e análise de Leis que rege o curso, apresentando breve histórico do curso de Pedagogia e citação de documentos legais. O surgimento de formações continuadas para o professor das séries iniciais em exercício tem se revelado com a finalidade de tentar preencher a lacuna da precária formação docente assim como as taxas de analfabetismo escolar têm motivado os Governos (Federal, Estaduais e Municipais) a desenvolverem formações continuadas para amparar o docente em conhecimentos teóricos e prático- pedagógicos, possibilitando maior segurança para atuar no ciclo de alfabetização. Contudo, essas políticas públicas, de caráter compensatório, têm se manifestado de forma muito superficial, o que compromete a qualidade do ensino proposto. Conclui-se que há necessidade de reforma curricular para o curso de Pedagogia na qual se considere, dentre outros aspectos, o período destinado ao processo de alfabetização escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_nrlima.pdf345,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.