Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Nágila Rabelo de | - |
dc.contributor.author | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T17:18:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T17:18:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Nágila Rabelo de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Curso de Pedagogia no Brasil: a formação do professor alfabetizador. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 667-676. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45181 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Curso de Pedagogia no Brasil: a formação do professor alfabetizador | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde a sua implementação, em 1939, o curso de pedagogia no Brasil passou por várias alterações referentes à sua sistematização curricular, objetivos do curso e dimensões pedagógicas. Ao longo do tempo, foi-se tentando construir o seu propósito existencial e seu campo de atuação, questão que ainda hoje é discutida perante o novo contexto educacional. Pretendeu-se com esse artigo, analisar criticamente a formação inicial dos pedagogos quanto à sua atuação nas séries iniciais do ensino fundamental e as discussões em torno da formação do professor- alfabetizador. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica e análise de Leis que rege o curso, apresentando breve histórico do curso de Pedagogia e citação de documentos legais. O surgimento de formações continuadas para o professor das séries iniciais em exercício tem se revelado com a finalidade de tentar preencher a lacuna da precária formação docente assim como as taxas de analfabetismo escolar têm motivado os Governos (Federal, Estaduais e Municipais) a desenvolverem formações continuadas para amparar o docente em conhecimentos teóricos e prático- pedagógicos, possibilitando maior segurança para atuar no ciclo de alfabetização. Contudo, essas políticas públicas, de caráter compensatório, têm se manifestado de forma muito superficial, o que compromete a qualidade do ensino proposto. Conclui-se que há necessidade de reforma curricular para o curso de Pedagogia na qual se considere, dentre outros aspectos, o período destinado ao processo de alfabetização escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_nrlima.pdf | 345,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.