Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45179
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Consciência pedagógica subjacente ao pensamento dos docentes e à pedagogia crítico-freireana: aportes fenomenológicos para a qualidade da educação |
Autor(es): | Castro, Rogério Paiva |
Palavras-chave: | Consciência;Pedagogia |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Intercom |
Citação: | CASTRO, Rogério Paiva. Consciência pedagógica subjacente ao pensamento dos docentes e à pedagogia crítico-freireana: aportes fenomenológicos para a qualidade da educação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 643-656. |
Resumo: | O presente trabalho teve gênese no projeto de pesquisa homônimo, cuja problemática genérica foi conhecer quais as contribuições que a consciência pedagógica dos docentes e a consciência pedagógica freireana podem trazer para a qualidade da educação. Objetivou, a partir dos problemas específicos, discutir acerca da consciência pedagógica, analisar como o pensamento freireano a apresenta e perceber o que os professores e as professoras da educação básica infantil e fundamental de uma escola pública do campo de Juazeiro do Norte – Ceará – pensam sobre ser consciente pedagogicamente e sobre as contribuições advindas dessa conscientização que podem incidir sobre a qualidade educacional. Como pesquisa eminentemente qualitativa, com abordagem fenomenológica, bibliográfica e de campo, pretendendo-se pesquisa-ação, justificou-se pelas possibilidades de mediar reflexões docentes em torno da temática e posteriormente rediscuti-la, tendo como elemento basilar a realidade onde estes professores atuam, com vistas à excelência educacional e às necessárias transformações. O artigo é parte do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, no ano de 2015, e reflete seus resultados no contexto da sociedade contemporânea, ponderando a consciência pedagógica enquanto ato possivelmente político que perpassa expertises cognitivas, vindo a ser consciência político-pedagógica, possivelmente ação transformadora da educação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45179 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rpcastro.pdf | 364,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.