Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Rogério Paiva-
dc.date.accessioned2019-08-27T15:58:12Z-
dc.date.available2019-08-27T15:58:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCASTRO, Rogério Paiva. Consciência pedagógica subjacente ao pensamento dos docentes e à pedagogia crítico-freireana: aportes fenomenológicos para a qualidade da educação. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 643-656.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45179-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIntercompt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleConsciência pedagógica subjacente ao pensamento dos docentes e à pedagogia crítico-freireana: aportes fenomenológicos para a qualidade da educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve gênese no projeto de pesquisa homônimo, cuja problemática genérica foi conhecer quais as contribuições que a consciência pedagógica dos docentes e a consciência pedagógica freireana podem trazer para a qualidade da educação. Objetivou, a partir dos problemas específicos, discutir acerca da consciência pedagógica, analisar como o pensamento freireano a apresenta e perceber o que os professores e as professoras da educação básica infantil e fundamental de uma escola pública do campo de Juazeiro do Norte – Ceará – pensam sobre ser consciente pedagogicamente e sobre as contribuições advindas dessa conscientização que podem incidir sobre a qualidade educacional. Como pesquisa eminentemente qualitativa, com abordagem fenomenológica, bibliográfica e de campo, pretendendo-se pesquisa-ação, justificou-se pelas possibilidades de mediar reflexões docentes em torno da temática e posteriormente rediscuti-la, tendo como elemento basilar a realidade onde estes professores atuam, com vistas à excelência educacional e às necessárias transformações. O artigo é parte do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, no ano de 2015, e reflete seus resultados no contexto da sociedade contemporânea, ponderando a consciência pedagógica enquanto ato possivelmente político que perpassa expertises cognitivas, vindo a ser consciência político-pedagógica, possivelmente ação transformadora da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rpcastro.pdf364,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.