Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45167
Type: Artigo de Evento
Title: A importância da interpretação imagética na época atual: educação visual
Authors: Brichta, Simone de Fátima
Keywords: Arte;Educação
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: BRICHTA, Simone de Fátima. A importância da interpretação imagética na época atual: educação visual. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 516-524.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na perspectiva de pensar sobre as inquietações e desafios das juventudes em território brasileiro nas escolas públicas, investigamos em uma netnografia, a participação de estudantes da Escola Presidente Castelo Branco, na cidade de Fortaleza, em 2013, através do Portal Ensino Médio EM Diálogo. Nesse contexto, tomando as redes sociais como ferramenta para compartilhar as produções que incorporam as representações em valores, ritual e imaginário das juventudes no ensino médio. As práticas eram de interpretação imagética, fomentadas por um grupo de monitores graduados em artes visuais. Através das artes, mais especificamente, do audiovisual e da fotografia, em vivências de composição, interpretação, fruição, contextualização e técnica de criação; os jovens eram incentivados a promover a produção poética, interpretativa e interativa. Uma educação do olhar pode ultrapassar a margem limitada do ver. Para estudantes que participaram de práticas na interpretação imagética, Rossi (2009) observa uma maior flexibilidade para alcançar a interpretação simbólica. Consideramos que o observador entre mundos diversos cria um universo de interpretações subjetivas na leitura da expressividade artística, pois o conhecimento dos signos amplia a interpretação do mundo. Desse modo, a interpretação imagética não busca comunicar significados, se apresenta como forma de aliar a razão à emoção; na apreciação e composição estética.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45167
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_sfbritcha.pdf455,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.