Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrichta, Simone de Fátima-
dc.date.accessioned2019-08-27T12:06:55Z-
dc.date.available2019-08-27T12:06:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRICHTA, Simone de Fátima. A importância da interpretação imagética na época atual: educação visual. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 516-524.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45167-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA importância da interpretação imagética na época atual: educação visualpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa perspectiva de pensar sobre as inquietações e desafios das juventudes em território brasileiro nas escolas públicas, investigamos em uma netnografia, a participação de estudantes da Escola Presidente Castelo Branco, na cidade de Fortaleza, em 2013, através do Portal Ensino Médio EM Diálogo. Nesse contexto, tomando as redes sociais como ferramenta para compartilhar as produções que incorporam as representações em valores, ritual e imaginário das juventudes no ensino médio. As práticas eram de interpretação imagética, fomentadas por um grupo de monitores graduados em artes visuais. Através das artes, mais especificamente, do audiovisual e da fotografia, em vivências de composição, interpretação, fruição, contextualização e técnica de criação; os jovens eram incentivados a promover a produção poética, interpretativa e interativa. Uma educação do olhar pode ultrapassar a margem limitada do ver. Para estudantes que participaram de práticas na interpretação imagética, Rossi (2009) observa uma maior flexibilidade para alcançar a interpretação simbólica. Consideramos que o observador entre mundos diversos cria um universo de interpretações subjetivas na leitura da expressividade artística, pois o conhecimento dos signos amplia a interpretação do mundo. Desse modo, a interpretação imagética não busca comunicar significados, se apresenta como forma de aliar a razão à emoção; na apreciação e composição estética.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_sfbritcha.pdf455,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.