Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156
Tipo: Artigo de Evento
Título: Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas
Autor(es): Paixão, Erinelda da Costa
Silva, Júlia de Fátima Santos da
Silva, Luzia Márjorie Ferreira da
Palavras-chave: Docência;Autobiografia;História
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PAIXÃO, Erinelda da Costa; SILVA, Júlia de Fátima Santos da; SILVA, Luzia Márjorie Ferreira da. Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 427-435.
Resumo: Este estudo é uma análise das narrativas de professoras aposentadas da rede pública de ensino de diferentes municípios do Estado do Ceará, buscando entender todo um contexto de pensamento, comportamentos, valores e concepções no que diz respeito ao significado da docência. A problemática consiste na preocupação em pesquisar elementos importantes que preservem a história e a memória da educação brasileira, em particular cearense. Desse modo, a fim de dar suporte e nortear à nossa prática em campo, empregamos as contribuições de Bosi (2012) ao refletir sobre a utilização da memória como ferramenta metodológica na pesquisa em ciências humanas, assim como a concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas, essa perspectiva se fez oportuna e de grande valor. Para melhor organização, o estudo se desenvolveu em três etapas: estudo teórico-metodológico investigação para localização das docentes aposentadas; e as entrevistas propriamente ditas, que tiveram como lócus a própria residência das entrevistadas. Diante disso, foi possível analisar as narrativas e concluir que a escolha da profissão era condicionada à perspectiva de uma vocação inata que se atrelava a necessidade de se firmar no mercado de trabalho. Logo, o “bom professor” era aquele que amava seus alunos e sua profissão. Tomado, muitas vezes como um apóstolo do saber, esse profissional se dedicava integralmente, não medindo esforços. Por fim, esse passado histórico amplia a compreensão da educação e do significado de docência, aproximando as gerações para uma melhor compreensão da constituição e instituição da profissão docente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ecpaixao.pdf354,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.