Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paixão, Erinelda da Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Júlia de Fátima Santos da | - |
dc.contributor.author | Silva, Luzia Márjorie Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:29:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Erinelda da Costa; SILVA, Júlia de Fátima Santos da; SILVA, Luzia Márjorie Ferreira da. Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 427-435. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo é uma análise das narrativas de professoras aposentadas da rede pública de ensino de diferentes municípios do Estado do Ceará, buscando entender todo um contexto de pensamento, comportamentos, valores e concepções no que diz respeito ao significado da docência. A problemática consiste na preocupação em pesquisar elementos importantes que preservem a história e a memória da educação brasileira, em particular cearense. Desse modo, a fim de dar suporte e nortear à nossa prática em campo, empregamos as contribuições de Bosi (2012) ao refletir sobre a utilização da memória como ferramenta metodológica na pesquisa em ciências humanas, assim como a concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas, essa perspectiva se fez oportuna e de grande valor. Para melhor organização, o estudo se desenvolveu em três etapas: estudo teórico-metodológico investigação para localização das docentes aposentadas; e as entrevistas propriamente ditas, que tiveram como lócus a própria residência das entrevistadas. Diante disso, foi possível analisar as narrativas e concluir que a escolha da profissão era condicionada à perspectiva de uma vocação inata que se atrelava a necessidade de se firmar no mercado de trabalho. Logo, o “bom professor” era aquele que amava seus alunos e sua profissão. Tomado, muitas vezes como um apóstolo do saber, esse profissional se dedicava integralmente, não medindo esforços. Por fim, esse passado histórico amplia a compreensão da educação e do significado de docência, aproximando as gerações para uma melhor compreensão da constituição e instituição da profissão docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_ecpaixao.pdf | 354,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.