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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45128
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Questões de gênero: intercessão entre formação docente e legislação educacional |
Autor : | Freitas, Ana Célia Sousa Fontenele, Inambê Sales Almeida, Nadja Rinelle Oliveira de |
Palabras clave : | Gênero;Educação;Professor |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | FREITAS, Ana Célia Sousa; FONTENELE, Inambê Sales; ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira de. Questões de gênero: intercessão entre formação docente e legislação educacional. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 324-334. |
Resumen en portugués brasileño: | As questões de gênero na escola têm se configurado como um dos grandes desafios para os professores, já que, a escola se configura como um local de diversos conhecimentos, comportamentos e modos de ser e estar variados para se pensar os modos de ser e de estar no mundo. Nesse sentido, o trabalho busca compreender por meio do olhar das professoras do Ensino Fundamental, como acontece a formação das mesmas no tocante as questões de gênero para que tenham condições de contribuir e esclarecer situações de preconceito e intolerância que ocorrem entre seus/suas alunos/as e na sociedade, como as manifestações homofóbicas. Teoricamente nos fundamentamos nos seguintes autores e documentos: BRASIL (1996), BRASIL (1997), Louro (2003), Joca (2008), Carvalho e Vargas (2010), Weller e Da Paz (2011) dentre outros. Realizamos uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratório e de campo. Tivemos como sujeitos da pesquisa docentes de uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no Ceará. Ao analisar os resultados percebemos que o ambiente escolar se caracteriza como um espaço onde crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo e que por isto mesmo é um ambiente propicio de aprendizagem que tanto pode difundir informações e conhecimentos como ser cooperadores e propagadores de posturas discriminatórias. De acordo com o relato das professoras há uma certa dificuldade em trabalhar as questões de gênero e diversidade na sala de aula, por conta do próprio ambiente não propiciar abertura para as discussões sobre esta temática. Observando o ambiente escolar, o relato das professoras em relação as suas formações inicias e continuadas e as suas percepções e posturas em relação as questões de gênero, concluímos que apesar dos avanços legais, muito ainda precisa acontecer e ser ofertado as/aos professores/as para conseguirmos ver brotar mudanças significativas em relação às questões de gênero na escola. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45128 |
ISSN : | 2447 2085 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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